Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Células fotovoltaicas transparentes podem ser usadas até mesmo em janelas

Publicado: Terça, 03 de Fevereiro de 2015, 11h37 | Última atualização em Terça, 03 de Fevereiro de 2015, 11h37 | Acessos: 2241

Com uma ousada proposta de energia limpa e barata, a Ubiquitous Enegy desenvolveu um tipo de célula fotovoltaica transparente.

As moléculas do filme desenvolvido, absorvem a luz e a enviam para placas conversoras, criando energia para alimentar pelo menos parte dos utensílios presentes em escritórios e casas.

Placa solar

Nos edifícios é comum utilizarem lâminas adesivas transparentes nos vidros para controlar a iluminação e a temperatura do ambiente. A célula fotovoltaica transparente pode ser utilizada da mesma forma, porém com a vantagem de captar energia solar.

Até o momento, os cientistas conseguiram fazer com que o sistema converta até 1% da luz recebida em energia. Em comparação com os painéis solares, cuja eficiência chega a 20%, é de se considerar que o filme utilizado é muito mais barato que o uso dos painéis, além de poder ser utilizado em extensões muito maiores e diversas. A utilização dessa tecnologia permitiria, por exemplo, que carros e até mesmo um celular aproveitassem a energia limpa do sol.

 

Placa solar 2

 

Fonte: engenhariae.com.br

 

Fim do conteúdo da página