Site da Biblioteca Central disponibiliza publicações acadêmicas internacionais

Publicado: Segunda, 09 de Fevereiro de 2015, 18h46 | Última atualização em Segunda, 09 de Fevereiro de 2015, 18h51 | Acessos: 1109

Os alunos da Universidade Federal do Pará têm acesso gratuito a artigos em inglês de várias áreas do conhecimento.

Existe um repositório de trabalhos científicos produzidos por docentes, pesquisadores e técnicos da UFPA para serem acessados e baixados.

Também há um serviço de descoberta que possibilita a busca integrada nos vários acervos eletrônicos do sistema de bibliotecas. Essas ferramentas são disponibilizadas no site institucional da Biblioteca Central (BC) da Universidade.

A Plataforma ProQuest Pivot é um sistema que gerencia financiamentos de pesquisa e reúne publicações científicas, possibilitando colaboração acadêmica em todo o mundo. Professores, pesquisadores e técnicos da UFPA podem acessá-la na página da BC ou diretamente nestelink, atualmente em período de teste. O Repositório Institucional da Universidade agrega atualmente 4.030 itens, entre livros, teses, dissertações, monografias, trabalhos apresentados em eventos e outros conteúdos. Neste endereço, encontra-se a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), com 2.969 arquivos produzidos pelos programas de pós-graduação da Instituição.

Para quem procura materiais atualizados em língua inglesa, o Science Direct disponibiliza artigos em várias áreas. Porém o estudante que deseja utilizar a ferramenta fora dos campi da Federal Paraense precisa fazer o login institucional. “Por não se tratar de uma obra de acesso gratuito, os editores proprietários reconhecem apenas os IPs dos computadores da Instituição e, então, liberam o acesso. Logo, só é possível acessar diretamente nos ambientes da UFPA em qualquer computador ou notebook; e fora dos campi, por meio da Comunidade Acadêmica Federada (Cafe), que consta no site do Portal”, esclarece a diretora da BC, professora Graça Pena.  Em um link na internet, existe um manual produzido pela BC, com instruções para a utilização do serviço.

Graça Pena acredita que os serviços e produtos disponibilizados pela Biblioteca são essenciais para formar a base intelectual, cultural e científica da comunidade acadêmica. “Têm sido firmados convênios, adquiridos acervos e implementados os mais modernos meios para acesso à informação, nos suportes impresso e eletrônico, distribuída por meio dos agregadores de bases de dados em todas as áreas do conhecimento. O top da literatura cientifica nacional e internacional está disponível no Portal de Periódicos da Capes, nos editores ProQuest, Science Direct, Ebsco, Thomson Reuters, Elsevier, SciELO; os nacionais, Ibict, Dominio Público, Biblioteca Nacional e os catálogos on-line de acesso público de bibliotecas”, explica a diretora.

Estatísticas – A quantidade de consultas ao Repositório Institucional é significativa: uma média de 300 mil acessos por mês, de acordo com Graça Pena. Já a frequência diária nos serviços de consulta, empréstimo e devoluções de obras e para estudo é de 2.900 acessos, e nos momentos de pico, chega a 4.000. O número de consultas on-line chegou a 143 mil no ano de 2014, e a demanda ao Portal de Periódicos da Capes ultrapassou 1 milhão e meio de acessos no ano passado, liderando na Região Norte.

Espaço físico - A Biblioteca Central também oferece serviços no espaço físico. Entre eles, a Estação de Pesquisa, no andar térreo, e o Setor de Periódicos, no andar superior; ambos com serviço de acesso à internet para fins de pesquisa, estudo e administração de e-mail. No hall de entrada, há um terminal de computadores, no qual é possível fazer consulta aos catálogos de acervos do Sistema de Bibliotecas da UFPA por meio deste link.

Outros serviços foram implantados recentemente no site da BC, como o Sistema de Descoberta EDS, da Editora EBSCO, que trata da busca integrada a todos os acervos da biblioteca, como Livros Eletrônicos, Repositório Institucional e Portal de Periódicos da Capes. “A Coleção de E-books com mais de 130 mil títulos de livros sobre todas as áreas do conhecimento teve assinatura renovada. O povoamento do Repositório Institucional, que reúne o melhor da produção científica da instituição, está em ascensão e nos posiciona em 15º lugar no rankingnacional entre 45 repositórios brasileiros, 51ª posição no universo de 174 latino-americanos e 719º no universo de 2154 mundiais, segundo o Web of World Repositories”, afirma Graça Pena. Para o ano de 2015, a perspectiva é de criar uma coleção digital de fotografias, de obras raras e teses antigas.

Texto: Gabriel Mota – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Julize Garcia