Transporte Público Urbano – Pesquisa de Qualidade Sobre as Rotas que Atendem a UFPA – CAMTUC

Publicado: Terça, 19 de Mai de 2015, 14h36 | Última atualização em Quarta, 27 de Mai de 2015, 11h55 | Acessos: 2407

A turma de Engenharia Civil 2012, orientada pela professora Raphaela Sobreira Goto

, realizou no primeiro semestre de 2015, uma pesquisa de qualidade envolvendo as linhas de transporte público urbano que atendem a UFPA (linha KM 4 – Alojamento, Linha especial – manhã, Linha especial – tarde, linha conquista).

A pesquisa foi realizada com 410 estudantes da UFPA CAMTUC, nos horários da manhã, tarde e noite, os quais utilizam o transporte público urbano da cidade.

Percebeu-se que os bairros com maiores demandas de viagens na cidade são: Centro, Cohab, Jd. Marilucy, São Francisco, Vila Pioneira, Santa Mônica e Vila Permanente.

Entre os pesquisados, 99% dos usuários utilizam o modo de transporte a pé para acessar os ônibus, sendo que 29% dos entrevistados consideram a distância entre o ponto de ônibus e sua residência/destino de média a elevada, apesar de a grande maioria acreditar que a distância seja pequena (<300m). Cerca de 30% dos entrevistados que equivale a 120 alunos, necessitam realizar transbordo (pegar mais de um ônibus), o que impacta significativamente em sua renda familiar uma vez que não há, em nossa cidade, integração tarifária o que se comprova quando perguntado aos estudantes qual impacto do valor tarifário em sua renda em que cerca de 90% considera que o valor cobrado é de médio a alto.

Outros dados importantes tratam das condições dos ônibus e pontos de parada nos trajetos das linhas citadas acima. 65% dos estudantes consideram as condições nos pontos de paradas de ônibus precárias, pois consideram que esses não possuem sinalização, cobertura e local apropriado para sentar.

Com relação à conservação dos veículos, apenas 8% dos entrevistados acham que os mesmos apresentam boas condições.

Já em termos de pontualidade, apenas 12% dos entrevistados acham que os mesmos nunca são pontuais e a segurança oferecida por estes ônibus é aprovada por 36% dos usuários.

As informações sobre horários e rotas disponibilizadas pela empresa de TPU (Transporte Público Urbano) é considerada inexistente para 70% dos usuários entrevistados. Fator alarmante, principalmente se considerarmos a quantidade e complexidade de rotas ao longo do dia, realizadas para atendimento das linhas de ônibus que acessam o CAMTUC.

A existência de um transporte público urbano de qualidade para os estudantes do CAMTUC é de extrema importância, pois a massiva parcela de discentes do mesmo utiliza esse tipo de transporte.

Dessa forma, tal pesquisa demonstra que os principais fatores a serem melhorados nas linhas que atendem o CAMTUC são, além de uma melhora na sinalização dos pontos de paradas de ônibus, como na qualidade destes (abrigo contra intempéries, acentos, iluminação, etc), até na melhor formulação das rotas e maior disponibilidade de carros, diminuindo o tempo de espera do usuário, além da renovação constante da frota e disponibilização de veículos com tamanho condizentes a demanda de passageiros para determinados horários de pico.

Ao final da pesquisa constatou-se, através dos gráficos apresentados a seguir, o nível de satisfação dos usuários com relação aos mais diversos fatores que influenciam nessa satisfação, tais como: distância de caminhada até os pontos de parada de ônibus e a conservação destes pontos, estado de conservação dos ônibus e das vias, cordialidades dos funcionários da empresa de TPU, dentre outros fatores.

Será disponibilizado ainda, nos murais do CAMTUC, um mapa com informações referentes às rotas, pontos de parada, dentre outras informações que auxiliarão os usuários na melhor utilização do transporte público. Além do mais, a turma de engenharia civil 2012 e a Professora Rafaela, estão disponíveis a ceder os dados da pesquisa para que outros cursos possam incrementar a mesma, com o desenvolvimento de aplicativos ou pesquisas extensivas, por exemplo.

Seguem os gráficos abaixo: