Aluno de Projeto de Extensão fica em 2º no Prêmio Jovem Cientista

Publicado: Terça, 02 de Junho de 2015, 18h50 | Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2015, 18h53 | Acessos: 1576

Moisés Lopes Rodrigues, estudante da Escola de Ensino Médio Rui Barbosa, em Tucuruí, o 1º Lugar no Prêmio Jovem Extensionista, na XVII Jornada de Extensão.

O desenvolvimento de um tubo orgânico com resíduos de peixe transformado em fertilizante rendeu ao aluno Moisés Lopes Rodrigues, estudante da Escola de Ensino Médio Rui Barbosa, em Tucuruí, o 1º Lugar no Prêmio Jovem Extensionista, na XVII Jornada de Extensão, e 2º lugar na categoria estudante do ensino médio do 28º Prêmio Jovem Cientista, com o tema “Segurança Alimentar e Nutricional”. Moisés é bolsista de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e faz parte do “Laboratório de Engenhocas na Escola Rui Barbosa”, projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA).  Juntamente com o orientador e professor Paulo Sérgio, o aluno desenvolveu um excelente fertilizante ecológico no Projeto “Feira de Ciências”, que integra o Laboratório.

Projeto – O adubo orgânico foi feito a partir da mistura das sobras de peixes,que, depois, são deixadas secar ao ar livre por cinco dias e, ao final, trituradas com galhos secos de árvores. O intuito, segundo o aluno, foi atrair reconhecimento para a região e solucionar o problema da escassez de solos ricos em propriedades naturais no município de Tucuruí. A alternativa ecológica desenvolvida no projeto mostrou-se importante para o desenvolvimento da ciência e para o avanço das pesquisas sobre o tema da agricultura em Tucuruí e em outros municípios do Estado, levando em consideração o resíduo de peixe como um elemento de fácil acesso, o que torna o custo do procedimento de adubo mais baixo.

Laboratório de Engenhocas – O Programa de extensão Laboratório de Engenhocas existe desde 2011, na UFPA, sendo localizado no Campus de Tucuruí e coordenado pelo professor Wellington Fonseca. É por meio de elementos didáticos e lúdicos que o projeto promove o ensino das Ciências Exatas aos estudantes de várias idades. Experimentos de Química, Física e Matemática são repassados em apresentações que reforçam o aprendizado teórico ensinado em sala de aula e capacita professores do ensino fundamental e médio, realizando a produção de experimentos pelo Laboratório de Engenhocas com materiais de baixo custo, o que incentiva a responsabilidade socioambiental.

Os alunos da Escola Rui Barbosa têm ampla participação em vários projetos científicos do Laboratório, a exemplo de um aquecedor solar de baixo custo, uma proposta de filtro ecológico e um protótipo de um semáforo alternativo feito com arduino - uma plataforma eletrônica de fácil manuseio. Todos os projetos foram apresentados na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace - 2013 e 2014). Além de desenvolver o interesse dos alunos do ensino básico por Ciência e Tecnologia, os projetos de extensão trabalham para aproximar esses jovens da iniciativa extensionista que, a cada ano, promove o compartilhamento do conhecimento científico com a sociedade.

Texto: Brenda Maciel – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Reprodução Facebook