Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

[Prorrogado] Projeto e análise de algoritmos de navegação de veículo autônomo utilizando técnicas de visão computacional e identificação de sistemas

Publicado: Quarta, 05 de Agosto de 2015, 18h28 | Última atualização em Terça, 11 de Agosto de 2015, 13h42 | Acessos: 2572
Duração da bolsa: 1 ano (pode ser renovada por mais um ano, totalizando 2 anos de trabalho)
Título do trabalho: "Projeto e análise de algoritmos de navegação de veículo autônomo utilizando técnicas de visão computacional e identificação de sistemas"
 
Número de bolsas: 2
 
Valor da bolsa: R$ 400,00/mês (CNPQ)
 
Resumo do projeto: Sistemas de navegação autônoma têm sido estudados em intensidade nos últimos anos devido ao interesse de grandes empresas (Google, Mercedes Benz, Nissan, GM, etc) de criar veículos que possam trafegar com o mínimo de intervenção humana. O trabalho visa desenvolver um sistema dessa natureza para um pequeno veículo de laboratório, de modo que ele possa realizar duas tarefas simples: atravessar uma porta em uma sala e seguir uma linha desenhada no chão. O diferencial desta pesquisa é o uso predominante de imagens para gerar sinais que, combinados a técnicas de modelagem experimental, sejam capazes de produzir um sistema de navegação de fácil implementação e interpretação. Além do fim principal, a pesquisa ainda permitirá que a faculdade futuramente explore outros campos, tais como biometria e reconhecimento facial. 
 
Pre-requisitos: cursando no mínimo o 3o semestre. Boas notas em álgebra linear e análise de sistemas lineares. Familiaridade com Arduino e eletrônica básica é desejável, mas não obrigatório.
 
Início do projeto: A confirmar.
 
O prazo foi prorrogado até o dia 18 de agosto de 2015 para os alunos que estejam interessados em participar. Basta enviar currículo resumido (2 folhas no máximo) e histórico escolar para rafaelbayma@ufpa.br até a referida data.
Fim do conteúdo da página