Empreendedorismo na Engenharia

Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2017, 12h44 | Última atualização em Sexta, 26 de Outubro de 2018, 13h02 | Acessos: 2479

Por meio do projeto “Empreendedorismo na Engenharia” propõe-se aos discentes do CAMTUC alternativas sustentáveis de geração de renda visando fomentar e ampliar a discussão sobre negócios e empreendedorismo na engenharia.

A inclusão de propostas alternativas sustentáveis para geração de renda no município de Tucuruí ligadas às engenharias ofertadas pelo Campus Universitário de Tucuruí por meio do empreendedorismo de negócios oportunos, viáveis e com educação financeira positiva, para o desenvolvimento local, acesso a renda, inclusão social e exercício da cidadania.

O projeto tem como premissa promover a utilização de ferramentas administrativas (plano de negócios, a análise de viabilidade econômica e a educação financeira) como boa prática de gestão empreendedora para abertura de empresas, com maior possibilidade de sobrevivência, aliando ao pensamento empreendedor e propostas sustentáveis de geração de renda.

Inicialmente será realizada capacitação do(s) bolsista(as) e voluntários sobre os temas: Plano de negócios, análise econômica e educação financeira. Posteriormente os bolsistas e voluntários, em conjunto com o coordenador do projeto, promoverão oficinas e palestras em entidades como associações (das mulheres da vila e dos catadores), escolas (Rui Barbosa, Simão Jacinto, Assis Rios e Ana Pontes), associação comercial e o Campus Universitário de Tucuruí. Pretende-se, assim, fomentar empreendimentos viáveis e sustentáveis, promover o desenvolvimento da região por meio do empreendedorismo, e ainda, contribuir para superação da crise pela qual o país passa no momento atual.

Ocorreram dois ciclos de palestras, conforme abaixo:

I Ciclo de Palestras

Dia

Palestrante

Prof. MSc. Jessé Padilha

Tema: Aproveitamento energético de resíduos do setor madeireiro em geral.

Prof. Dr. Wassim Raja

Tema: Engenharia Sustentável – Reutilização de Resíduos para confecção de novos materiais.

Graduanda Geiziane Oliveira

Tema: Alternativas Sustentáveis de Geração de Renda

Prof. Dr. André Mesquita

Tema: Vou pra roça: Tá na roça ou no negócio?

II Ciclo de Palestras

Dia

Palestrante

Prof. MSc. Augusto Ferreira

Tema: Liderança, comunicação e sustentabilidade.

Prof. Dr. Junior Ishihara

Tema: Aproveitamento de resíduos: um olhar para o desenvolvimento sustentável.

Prof. Eng. Daniel Chaves

Tema: Agricultura de precisão

Prof. Msc. Davi Barbosa da Silva

Tema: Geotecnia e suas aplicações para inovação.

AUDITÓRIO

Coordenação do projeto: Udson Pacheco; Vice Coordenação: Giselle Damasceno.

Downloads

Apostila de Negócios (Word)

Plano de Negócios (Power Point)

Links das Palestras:

Prof. Msc Davi Barbosa Costa Da Silva com o tema: Geotecnia e suas aplicações para inovação

Prof. Eng. Daniel Rodrigues Chaves com o tema: Agricultura de Precisão

Prof Dr Junior Hiroyuki Ishihara com o tema Aproveitamento de resíduos

Prof Msc José Augusto Tavares Ferreira com o tema Liderança, Comunicação e Sustentabilidade parte 2

Tá na Roça ou no Negócio parte 2 pelo Dr André Mesquita

Tá na Roça ou no Negócio pelo Dr André Mesquita