Página inicial > Engenharia Civil > Notícias > Banner Rotativo > Pesquisa busca identificar perfil socioeconômico de estudantes

Pesquisa busca identificar perfil socioeconômico de estudantes

Publicado: Segunda, 21 de Março de 2016, 20h09 | Última atualização em Segunda, 21 de Março de 2016, 20h09 | Acessos: 1576

O impacto da Política de Assistência e Integração Estudantil na vida do estudante da Universidade Federal do Pará será o foco da pesquisa de opinião que será realizada pela Diretoria de Assistência Estudantil no período de 21 de março a 29 de abril 2016.  A pesquisa será realizada com mais de 3 mil discentes e vai obter informações referentes ao perfil socioeconômico, desempenho acadêmico e grau de satisfação do aluno com os programas e serviços.

Como participar - A coleta de dados será realizada por meio online no Sistema Gerencial de Assistência Estudantil -SIGAEST, no período de 21 de março a 29 de abril de 2016. Para participar da pesquisa basta o estudante acessar a sua conta no sistema online e responder ao questionário referente à pesquisa de opinião. As respostas dos questionários são confidenciais, e somente a equipe técnica, que irá realizar análise, terá acesso às informações.

Público-Alvo - O universo da pesquisa é composto por discentes da UFPA que recebem auxílios e bolsas do Programa Permanência e da Bolsa Permanência do MEC. Esse universo foi estabelecido pelo fato do público-alvo do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) ser de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Todos os estudantes beneficiados com os auxílios e bolsas estão convocados a participar da pesquisa. A expectativa é atingir 100% dos 3.330 estudantes que recebem algum tipo de auxílio financeiro proveniente da Assistência Estudantil.

Impacto - Para o diretor de Assistência e Integração Estudantil, a pesquisa objetiva saber quais são os resultados da política de Assistência Estudantil da Universidade na formação do estudante que se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica. “Não basta garantir o auxílio e a bolsa ao aluno.

A tranquilidade para o estudo engloba uma série de condicionantes que procuramos considerar quando ofertamos os programas. O nosso empenho é para que o discente se forme com qualidade, no tempo previsto de graduação. A pesquisa vai nos ajudar a medir a satisfação do aluno e gerar mais precisão para o aprimoramento da política de Assistência estudantil”, afirma o diretor.

Equipe multidisciplinar - A pesquisa é coordenada por uma equipe interdisciplinar que conta com pedagogos, assistentes sociais, psicólogos, estatísticos e sociólogos, essa equipe será a responsável por analisar os dados coletados. Sobre a importância da pesquisa o professor José Maia, Diretor da DAIE/PPROEX, afirma que “com esses dados poderemos conhecer melhor a realidade e a opinião dos estudantes e desta forma conduzir com maior propriedade as ações da Assistência e Integração Estudantil, até o final desta gestão.”

Casas de Estudantis - Já está em curso outra pesquisa, relativa aos moradores das Casas de Estudantes Universitários (CEUS). As perguntas têm um caráter semelhante à do Programa Permanência, porém foram aprofundadas questões relacionadas à estrutura da moradia; aprendizagem e envolvimento em atividades acadêmicas, entre outros assuntos. Atualmente, existem cinco casas vinculadas à UFPA, sendo três em funcionamento regular, ondem residem 42 estudantes e outras duas em reforma.

Apoio Pedagógico - A Proex irá ouvir, também, os discentes assistidos por auxílios indiretos, como os serviços oferecidos pelo Programa Apoio Pedagógico e pelo Programa Estudante Saudável – PES. Uma equipe de pesquisadores irá coletar os dados, entrando em contato com os estudantes por e-mail, telefone ou pessoalmente. O objetivo é conhecer o grau de satisfação em relação aos serviços prestados pelos diversos projetos vinculados a esses dois programas que, também, apoiam discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Informações pelo fone: (91) 3201-7262.

Acesse aqui a página da Proex.

Acesse o vídeo da Assistência Estudantil.

Texto: Assessoria de Comunicação Proex

Foto: Alexandre Moraes