Página inicial > Engenharia Civil > Notícias > Banner Rotativo > Projeto Domótica - Coleta de lixo eletrônico

Projeto Domótica - Coleta de lixo eletrônico

Publicado: Quinta, 28 de Março de 2019, 17h42 | Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2019, 14h34 | Acessos: 1817

Coleta de lixo eletrônico

O Lixo Eletrônico é todo resíduo produzido pelo descarte de equipamentos, como carregadores de celulares, aparelhos de DVD, entre outros. Mas você sabe onde e como descartar esse lixo de maneira consciente? O Projeto Domótica, da Universidade Federal do Pará do Campus de Tucuruí, recolhe o que não está mais em uso, por meio do Laboratório da Faculdade de Engenharia Elétrica (FEE).

O projeto visa reciclar componentes eletrônicos para o desenvolvimento de protótipos didáticos, contribuindo com qualidade do ensino de engenharia em Tucuruí. O coordenador do projeto, professor Jefferson Souza, explica a importância da conscientização ambiental fomentada pelo projeto. “Os materiais eletrônicos demoram a se decompor e podem ser agressivos ao meio ambiente. Assim, buscamos fortalecer a consciência ambiental em prol da sustentabilidade.”

São recolhidos equipamentos eletrônicos de pequeno porte, como carregadores de celulares e outras fontes portáteis, aparelhos rotativos (liquidificadores, secadores de cabelo, furadeira), placa-mãe de computador, roteadores, receptores de TV, aparelhos de DVD e de som, e impressoras.

Após a coleta por meio do projeto, realiza-se a análise da integridade e retirada dos componentes eletrônicos que podem ser reutilizados nos protótipos didáticos do projeto, como resistores, capacitores, transformadores, entre outros. As partes não reaproveitadas entram para o grupo de descarte e são direcionadas a empresas especializadas no processamento apropriado do lixo eletrônico.

Agendamento da visita - Existem pontos fixos de coleta no Campus de Tucuruí e no prédio de laboratórios de Engenharia Elétrica. Há também a possibilidade de coleta em domicílio, que pode ser agendada por meio do contato com a equipe técnica nas redes sociais @projetodomotica (Instagram), Projeto Domótica (Facebook) ou via e-mail eletrica17automacao@gmail.com. A equipe está disponível para a coleta de segunda à sexta.

O Projeto Domótica – A equipe técnica é formada por 5 líderes de equipe e 10 agentes de manufatura, todos voluntários e graduandos em Eng. Elétrica ou Eng. da Computação no campus de Tucuruí (CAMTUC). A ideia de reciclar componentes eletrônicos surgiu por causa da dificuldade de encontrar componentes eletrônicos na região e aos elevados custos de frete para entrega em Tucuruí, o que inviabilizaria a realização do projeto.

Serviço:
Projeto Domótica - Recolhendo lixo eletrônico
Horário de atendimento: Segunda a Sexta, entre 14he 18h
Local de atendimento: Sala 8, Laboratório da FEE (Rua Itaipu, Nº 36, CEP: 68455-700, Vila Permanente, Tucuruí-PA).
Contatos: @projetodomotica (Instagram), Projeto Domótica (Facebook) ou via e-maileletrica17automacao@gmail.com

registrado em: ,