Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Engenharia Civil - Pólo de Goianésia
Início do conteúdo da página

Engenharia Civil – Turma Forma Pará – Polo Universitário de Goianésia do Pará

Publicado: Sexta, 04 de Setembro de 2020, 13h00 | Última atualização em Sexta, 04 de Setembro de 2020, 13h13 | Acessos: 185

O curso de Engenharia Civil no município de Goianésia do Pará  faz parte da primeira etapa do Programa Forma Pará, que é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), que possibilita a união entre Governo, Instituições de Ensino Superior (IESs), Prefeituras e Associações Municipais no intuito de expandir a oferta de vagas dos cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnológica) nos municípios do Estado que não possuem polos das universidades ou onde não exista a oferta de determinado curso.

 

De acordo com as informações colhidas pela coordenação do Forma Pará, a 1ª fase do Programa ofertou vagas em 10 turmas que iniciaram as aulas em setembro de 2019 e mais 10 que começaram em janeiro de 2020, totalizando 20 turmas. Dentre as primeiras 10 turmas, encontra-se a turma de Engenharia Civil em Goianésia do Pará que tem oferta flexibilizada pela Faculdade de Engenharia Civil (FEC) do Campus Universitário de Tucuruí (CAMTUC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

O curso é ofertado conforme o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da FEC-CAMTUC, aprovado pela RESOLUÇÃO CONSEPE N. 4.267, DE 24 DE ABRIL DE 2012 - Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil.

 

  • Perfil Profissional:

 

O engenheiro civil analisa, planeja, executa e gerencia projetos que visam o bem-estar da sociedade e a proteção do meio ambiente.

 

Os conceitos implícitos na formação do engenheiro civil devem abranger as áreas estruturas, construção civil, saneamento básico, geotecnia, transportes e aproveitamento de recursos naturais. Além disso, o engenheiro civil, por ter uma formação com forte base em disciplinas de matemática e física, reforçada por conhecimentos administrativos e econômicos, é um dos profissionais de engenharia mais requisitados pelo mercado de trabalho. Sua profissão, de formação generalista, é de fácil adaptação a diversas áreas.

 

  • Mercado de Trabalho:

 

O curso de graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará tem por objetivo formar profissionais capazes atuar nos setores ligados à produção de bens e serviços, ou seja, para atuar em empresas (públicas ou privadas), ou ainda desenvolver atividades autônomas como empreendedores ou profissionais liberais. Uma parcela dos engenheiros formados poderá ser direcionada a cursos de pós-graduação, passando a atuar como pesquisadores e professores em escolas técnicas, institutos de tecnologia, universidades, etc. Outros segmentos dos profissionais graduados poderão exercer a profissão em outros campos de atuação.

 

  • Especializações:

 

Após a sua formação, o engenheiro civil tem a opção de especializar-se, por meio da realização de cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) em várias áreas específicas de conhecimento, dentre elas: Geotecnia, Estruturas, Construção Civil, Hidráulica, Saneamento, Transportes, dentre outras.

 

  • Aspectos favoráveis à carreira do Engenheiro Civil:

 

Na década de 90 com o início dos processos de privatização, ouve um grande estímulo a área de infraestrutura e engenharia civil, com a expansão e duplicação das estradas, construção de portos, aeroportos e pequenas hidrelétricas. A conjuntura atual é totalmente favorável ao crescimento da área da Engenharia Civil devido aos grandes projetos e obra previstos para os próximos anos em virtude de pacotes econômicos governamentais para aceleração da economia e realização de grandes eventos esportivos.

 

  • Documentos relevantes ao Curso:

 

(Link para a Resolução N. 4.267/2012 e PPC de Engenharia Civil que já estão na página do CAMTUC)

 

  • Coordenadores do Curso:

Marlon Braga dos Santos

Coordenador do Curso de Engenharia Civil – Goianésia do Pará

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Grazielle Tigre de Souza

Vice coordenadora do Curso de Engenharia Civil

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Cristina da Silva Lima Mendes

Coordenadora local do Forma Pará

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página