Página inicial > Notícias > Banner Rotativo > Curso de Educação Financeira - Fortalecendo a Cidadania e Produzindo o Desenvolvimento Social

Publicado: Quarta, 16 de Janeiro de 2019, 21h08 | Última atualização em Quarta, 16 de Janeiro de 2019, 21h14 | Acessos: 924

O curso de educação financeira é um projeto de extensão do Campus Universitário de Tucuruí – CAMTUC, vinculado ao edital PIBEX 2018 e será apresentado nas escolas parceiras escolhidas, será apresentado de forma lúdica por meio dos jogos interativos, os cursistas também receberão o guia de educação financeira fácil, a apostila de controle de gastos, responderão ao questionário sobre educação financeira e ao questionário de geração de valor.

Link da Apostila

Link da Apresentação

“Educação financeira deveria começar o mais cedo possível e ser ensinada nas escolas”. O trecho, extraído de recomendação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), data de 2005 e mostra que a importância da inserção do tema nas salas de aulas não é nova. (Séria Cidadania Financeira - Educação Financeira nas Escolas: Desafios e Caminhos, pag. 119).

Educação financeira remete ao “processo mediante o qual consumidores e investidores financeiros melhoram a sua compreensão sobre produtos, conceitos e riscos financeiros e, por meio de informação, instrução ou aconselhamento objetivo, desenvolvam as habilidades e a confiança necessárias para se tornarem mais cientes dos riscos e oportunidades financeiras, para fazerem escolhas baseadas em informação, para saberem onde procurar ajuda e para realizarem outras ações efetivas que melhorem o seu bem--estar financeiro” (OCDE, 2005. Tradução livre), extraído do documento: O que é cidadania financeira? Definição, papel dos atores e possíveis ações. BCB, 2018.

Pensando em aprimorar a educação financeira no Brasil, o Banco Central do Brasil - BCB criou o Cidadania Financeira, programa voltado para a promoção da educação financeira e o acesso a informações sobre SFN, e que visa garantir proteção aos consumidores de serviços financeiros e melhorar a qualidade do relacionamento do cidadão com as instituições do SFN.

Link: https://cidadaniafinanceira.bcb.gov.br/

Calculadora do Cidadão

Aplicativo  que simula operações do cotidiano financeiro a partir de informações fornecidas pelo usuário. O cálculo deve ser considerado apenas como referência para as situações reais e não como valores oficiais.

Link: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/calculadoradocidadao

O Banco Central do Brasil também disponibiliza um curso gratuito

Gestão de Finanças Pessoais (GFP)

Link: https://cidadaniafinanceira.bcb.gov.br/treinamento/index.php

Adquira mais conhecimentos para gerir suas finanças, além de conhecer a divertida história da família de Tarcísio e seus amigos, que buscam utilizar o dinheiro de modo consciente e otimizar os gastos. Curso on-line, gratuito e com todo o conteúdo apresentado através de vídeos animados.

Construído de forma lúdica e com conceitos básicos sobre temas do cotidiano das pessoas, o curso “Gestão de Finanças Pessoais” aborda os seguintes módulos/temas:

Nossa relação com o dinheiro
Orçamento pessoal ou familiar
Crédito e endividamento
Consumo planejado e consciente
Poupança e investimento
Prevenção e proteção
Consumindo serviços financeiros.

Para esclarecer dúvidas dos inscritos, foi criado um fórum de compartilhamento no próprio ambiente do curso. Além do conhecimento adquirido, os alunos que concluírem os módulos também receberão certificado de participação.
O curso foi construído na modalidade de educação a distância, bastando ao interessado possuir computador com acesso à internet.

Público-alvo: toda a sociedade

Vagas: 3.000 por turma

Duração: 30 dias, contados a partir do momento da inscrição.

Como se inscrever:

Inicialmente, o interessado deve se cadastrar no Portal Cidadania Financeira.

- Se você já possui cadastro no Portal Cidadania Financeira: insira seu endereço de e-mail e senha nos respectivos campos no início desta página e depois clique no botão > ao lado (ou tecle Enter). Em seguida, selecione uma turma disponível e clique em "Inscreva-me".

- Se você ainda não fez o seu cadastro no Portal Cidadania Financeira: cadastre-se gratuitamente, clicando no link "Cadastre-se no portal" no início desta página. Em seguida, preencha os campos do formulário e por fim clique em "Cadastrar".

Uma mensagem de confirmação será enviada para o e-mail informado no formulário de cadastro. Siga os procedimentos informados no e-mail.

Após a confirmação do seu cadastro, faça login no Portal Cidadania Financeira com o endereço de e-mail e senha cadastrados e clique no link deste treinamento. Em seguida, selecione uma turma disponível e clique em "Inscreva-me".

Bom Curso!

Clique para entrar neste treinamento

Todas essas informações fazem parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF – que é uma mobilização multissetorial em torno da promoção de ações de educação financeira no Brasil. A estratégia foi instituída como política de Estado de caráter permanente, e suas características principais são a garantia de gratuidade das iniciativas que desenvolve ou apoia e sua imparcialidade comercial.

Link: http://www.vidaedinheiro.gov.br/

registrado em: ,