Página inicial > Notícias > Banner Rotativo > Forum Coordenadores Bragança 2019

Forum Coordenadores Bragança 2019

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 17h51 | Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 17h53 | Acessos: 424

Nos dias 17 a 19 de outubro de 2019, o Coordenador Geral, Prof. Dr. Wassim Raja El Banna, juntamente com a Coordenadora Acadêmica, Profa. Dra.  Viviane Almeida dos Santos, o Coordenador de Planejamento Gestão e Avaliação, Diego da Silva Dias, a Secretária Executiva, Pollyanna Cristina Lima Veiga e o Diretor de Finanças e Planejamento, Udson Pacheco, estiveram no Campus de Bragança para participarem do XXXIV Fórum dos Coordenadores dos CAMPI da UFPA.

O Fórum dos Coordenadores de Campi da UFPA congrega os dirigentes das Unidades Regionais da UFPA (Campi) e constitui-se num órgão propositivo e consultivo composto pelos Coordenadores de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinas, Soure e Tucuruí.

O Fórum tem como objetivo para aprofundar o debate acerca de temas estratégico-institucionais para os campi e a Universidade como um todo, propondo ações na busca da excelência acadêmica da UFPA Multicampi.

Os painéis de discussões foram:

- O processo de reconfiguração das estruturas organizacionais das Unidades Regionais e o Plano de Integridade Institucional, que tinha por objetivo, discutir alterações em estatuto e regimento da instituição, à luz dos avanços multicampi. Apresentar e debater o plano de integridade da UFPA e ações multicampi. Orçamento, finanças e a estrutura organizacional.

- Processos de afastamentos de servidores, novos decretos presidenciais e políticas de fortalecimento de inserção de docentes e técnicos nas Unidades Regionais, visando discutir os novos decretos presidenciais que regulamentam afastamentos, assim como cortes e seus impactos na gestão dos serviços. Discutir políticas de fortalecimento da inserção dos servidores nas Unidades Regionais, a partir de questões de saúde e gestão de pessoas.

- Processos de avaliação de cursos - ENADE/MEC, o AVALIA na UFPA e ações multicampi de intervenção & o Sistema de oferta para os campi: entre o seriado e o por atividades, intentando a discussão de medidas em prol do melhor desempenho dos cursos com notas baixas no ENADE/MEC, considerando visitas in loco, além de discutir o AVALIA e seus resultados na Instituição. Mostrar como funcionam os dois sistemas, considerando aspectos positivos e negativos, de modo a discutir a viabilidade para os campi. Assunto importante em decorrência de trancamento de matrícula no sistema seriado e consequente retenção de discentes.

- Políticas de Inclusão, Diversidade e Pluralidade na Instituição e ações multicampi. Esse painel foi mediado pelo Prof. Dr. Wassim El Banna e se propôs a discutir as políticas de inclusão, diversidade e pluralidade na Instituição, focando em proposições multicampi, a partir da realidade das Unidades Regionais da UFPA.

- Políticas de fortalecimento da Pós-Graduação nas Unidades Regionais da UFPA – ações de internacionalização e ampliações, este painel debateu as ações para o fortalecimento das pós-graduações presentes nos campi e proposições para ampliação de novas propostas, além de tratar de fomentos, diante da conjuntura atual.

- O processo de implementação de ações de extensão multicampi e integração regional, aludiu sobre processos de integração multicampi, a partir de ações de extensão, focando em aspectos culturais, esportivos, sociais, lazer. Debater as diretrizes de extensão a partir das realidades das unidades regionais.

- Políticas de Assistência Estudantil e Ações nos Campi da UFPA, objetivou nas discussões quanto as ações previstas pela SAEST para a Universidade, com foco nas especificidades dos campi, em termos de alimentação, assistência à saúde, processos formativos e garantia de condições para a permanência dos discentes nas Unidades Regionais.

- O PARFOR na Universidade Federal do Pará – ações formativas na Amazônia Paraense, esse painel demonstrou as ações e os avanços do PARFOR a partir da UFPA e as perspectivas para o novo cenário que o MEC atribui para o PARFOR.

No dia 18 de outubro, houve um discurso do Magnífico Reitor Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho, informando sobre as ações que foram realizadas para que a UFPA pudesse realizar suas obrigações financeiras mesmo com o contingenciamento para Educação, nos informou ainda sobre as perspectivas para o ano de 2020.

Paralelo ao Fórum dos Coordenadores de Campi, no dia 18 de outubro também aconteceu o Fórum dos CPGAs(Coordenadores de Planejamento, Gestão e Avaliação) dos Campi, em que foi debatido assuntos técnicos inerentes a esta função.

registrado em: ,