Página inicial > Últimas Notícias > Campus Universitário de Tucuruí no combate à pandemia

Campus Universitário de Tucuruí no combate à pandemia

• Publicado: Sexta, 09 de Julho de 2021, 14h40
  • Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 12h52

O Campus Universitário de Tucuruí doou no dia 01/07/2021 ao Hospital e Maternidade de Tucuruí 88 máscaras de proteção facial Face Shield.

As máscaras foram produzidas pelos alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e de Computação, Amanda Bezerra, Felipe Piano e Jeickson Wilder no FabLab do Campus sob orientação do Prof. Dr. Rafael Bayma. Os FabLabs são uma rede global de laboratórios locais, que buscam engajamento social através do acesso a ferramentas de fabricação digital. O espaço contém um inventário de máquinas, componentes e ferramentas que permitem a fabricação de quase qualquer coisa, permitindo o desenvolvimento de protótipos e ideias, sejam elas desenvolvidas localmente ou em outras partes do mundo.

O objetivo do FabLab é fornecer assistência operacional, educacional e técnica para o público em geral inventar, criar e materializar ideias. As Face Shields entregues consistem de armações fabricadas com impressão 3D e viseiras de acetato produzidas por corte em laser/plotter.

Os equipamentos e insumos necessários para confecção das máscaras Face Shield foram adquiridos através da solicitação de apoio financeiro encaminhado pela Administração Superior à Secretaria de Educação Superior do MEC para apoio às ações da instituição no enfrentamento da pandemia de COVID-19, com o objetivo de ampliar os investimentos nas iniciativas já em desenvolvimento e possibilitar a criação de novas estratégias.

Texto e Fotos: CPGA Camtuc