Página inicial > Últimas Notícias > Cerimônia do Programa Forma Pará no Campus Universitário de Tucuruí

Cerimônia do Programa Forma Pará no Campus Universitário de Tucuruí

• Publicado: Quinta, 28 de Outubro de 2021, 21h41
  • Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 12h50

Na terça-feira, 26 de outubro, o Campus Universitário de Tucuruí realizou a cerimônia Forma Pará que contou com a presença de autoridades que vieram apoiar e prestigiar o evento, além da participação de discentes dos cursos de História e Turismo do Forma Pará e do corpo técnico de servidores(as) da UFPA.

Na ocasião foram convidados a compor a mesa o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Pará (Sectet-PA), Prof. Dr. Carlos Edilson de Almeida Maneschy, o Exmo. Prefeito Municipal de Tucuruí, Alexandre Siqueira, o Prof. Dr. Wassim Raja El Banna, Coordenador Geral do Campus Tucuruí, a Profª. Drª Edilza Joana Oliveira Fontes, Secretária Adjunta e Coordenadora do Programa Forma Pará, a Profª. Irene Elias Rodrigues, Secretária de Educação do Município de Tucuruí, o Prof. Dr. Aarão Ferreira Lima Neto, Diretor do Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia da UFPA (NDAE), e o Prof. Dr. André Luiz Amarante Mesquita, Diretor do Parque de Tecnologia do Lago de Tucuruí (Tecnolago).

Após as saudações iniciais à Vice-Coordenadora do Campus, Profª. Drª Viviane Almeida dos Santos, ao Diretor do IFPA Campus Tucuruí, Anderson Barbosa, aos demais membros da comunidade acadêmica, aos vereadores presentes, Renan Aguiar, Dodô e Rodrigo Nunes, foi convidado a falar, o discente Michael Douglas da Silva, representante de turma do curso de Licenciatura em História, que fez seus agradecimentos à Coordenação do Programa Forma Pará e falou da importância do Programa para a comunidade.

Segundo o aluno, sua turma representa um retrato da sociedade, com diversas realidades, em especial de pessoas mais humildes em termos de economia, que muitas vezes encontram diversas barreiras para cursar uma graduação. Segundo ele o Forma Pará veio possibilitar essa oportunidade. “Nós somos muito privilegiados, para nós é motivo de grande honra poder ter esse privilégio, nos sentimos muito felizes, e esse é um discurso de muito agradecimento.”ndré Mesquita que já havia recebido a visita do Prof. Dr. Maneschy ao Tecnolago antes da reunião, relatou que com o apoio do Prof. Dr. Maneschy está sendo edificado o Tecnolago, que permitirá ser exemplo de inovação e de desenvolvimento para a região. Falou também da importância das parcerias para fortalecer a valorização da educação na Amazônia.

O Prof. Dr. Aarão falou da necessidade de trazer mais cursos para o interior de forma a fortalecer a educação, e agradeceu ao Governo do Estado, em especial ao Prof. Maneschy por atender as solicitações sempre que possível, e falou também da necessidade de expansão para especializações e cursos técnicos. Na oportunidade também agradeceu ao vereador Renan Aguiar por auxiliar na interlocução com a Prefeitura e Secretaria de Educação do Município, e aos demais vereadores.

A Profª Irene falou de um dos objetivos do município, que é fazer de Tucuruí um polo educacional transformador para a região. Falou também da importância das parcerias que possibilitem esse fortalecimento da educação, além de parabenizar o Campus pela iniciativa. “O que é mais importante na educação, é que através dela é que vem o desenvolvimento em todos os ângulos. Para que nós tenhamos um município promissor, nós temos que ter uma educação de qualidade, e só se tem educação de qualidade quando nós investimos para formar um profissional de qualidade”.

A Profª. Drª Edilza Joana Fontes falou sobre sua atuação no Forma Pará fez votos de que de fato as parcerias sejam efetivadas para que seja possível a criação de novos cursos, e falou do grande potencial turístico e histórico da região do lago, que pode ser amplamente explorado nos cursos, ressaltou. Também falou da nova lei que possibilita e expansão do Forma Pará para cursos de Pós-Graduação, inclusive doutorado.

O Coordenador do Campus Tucuruí, Wassim Raja El Banna fez seus agradecimentos ao Prof. Dr. Maneschy pelo empenho no Programa e ressaltou a busca de soluções para melhorar o ensino. Falou também das futuras expansões para outros municípios em 2022 e da importância em reunir tais autoridades para discutir as demandas, além do empenho de docentes e técnicos que auxiliam no Programa.

O excelentíssimo Prefeito Municipal Alexandre Siqueira se colocou à disposição juntamente com a Secretaria de Educação para atender as demandas do Campus Universitário de Tucuruí. Também falou da importância em contribuir com a região através de Termos de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e a Universidade. O Prefeito Municipal aproveitou a ocasião para dizer que aproveitou a última visita do Governador Helder Barbalho ao município para falar sobre o andamento das obras dos novos prédios do Campus, que estão parados devido aos cortes nas Universidades. Gentilmente Alexandre Siqueira solicitou um convênio com o Governo do Estado a fim de concluir as obras, o Governador se colocou à disposição para formalizar este convênio e fortalecer esta parceria.

O Prof. Dr. Maneschy que já foi reitor da UFPA e que também contribuiu e continua contribuindo com o Campus Tucuruí se manifestou em favor da Universidade, pois é um local acolhedor, que está disponível para atender a todos(as). Falou também da importância de alguns valores como humildade em todos os sentidos, da empatia, da solidariedade. Ressaltou também a importância da ciência e do conhecimento. “É exatamente a ciência e o conhecimento que nos levará de volta às luzes do saber, aquilo que importa a gente cultuar, que é o amor ao próximo”.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional do Camtuc