Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Acessibilidade Inteligente desenvolvido por meio de parceria entre o FABLAB/UFPA e NIPE/IFPA é entregue à Defensoria Pública de Tucuruí

• Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2023, 13h48
  • Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2023, 12h38

A solenidade de entrega foi realizada na tarde de 31 de agosto no Núcleo Regional do Lago de Tucuruí da Defensoria Pública do Estado do Pará. Estiveram presentes diversas autoridades locais que acompanharam de perto a entrega de dois protótipos de acessibilidade que foram projetados para melhorar a inclusão de deficientes visuais no ambiente da defensoria.

O projeto entregue contempla uma Bengala Inteligente e um Mapa Tátil Sonorizado que foi desenvolvido por meio de parceria entre o NIPE (Núcleo Integrado de Pesquisas e Projetos de Engenharia) do Instituto Federal do Pará Campus de Tucuruí e do FABLAB, que é um projeto do Campus Universitário de Tucuruí da UFPA voltado a iniciativas de fabricação digital.

A Bengala Inteligente consiste em uma bengala que emite sinais sonoros de geolocalização através de sensores embutidos no piso tátil. Com a bengala a pessoa que possui necessidades especiais de visão pode facilmente saber onde está e ser direcionada ao local desejado. O Mapa Tátil Sonorizado está localizado na entrada da Defensoria e serve para fornecer uma noção geral do prédio da Defensoria. No mapa estão localizados os setores e demais instalações da Defensoria em que a pessoa pode pressionar um botão que também emite sinais sonoros sobre aquele espaço. O Mapa também é acessível em braile para facilitar o uso às pessoas com necessidades especiais de visão.

Estiveram presentes na solenidade de entrega: O Exmo defensor público-geral do Estado do Pará, Sr. João Paulo Lédo, a Exma. Sra Mônica Palheta Belém, subdefensora pública geral do Estado do Pará,  o Exmo Sr. Davi Oliveira Pereira da Silva, defensor público e diretor do interior, o Exmo. Sr. Renato Teixeira, defensor público e coordenador geral do Lago de Tucuruí, o Sr. Jairo Holanda, vice-prefeito de Tucuruí, o Exmo Sr. Andrey Barbosa, juiz da comarca de Breu Branco, o Exmo Sr. Francisco Charles Pacheco, promotor de justiça da 3ª PJ de Tucuruí, O Sr. Midson César Cardoso, diretor geral do IFPA e coordenador do NIPE, o Sr. Rafael Bayma, professor coordenador do laboratório FABLAB do Campus Tucuruí da UFPA.

Demais autoridades também marcaram presença no evento, os defensores Beatriz Ferreira dos Reis, Mariana Santos, Renan Correa Faraon, Paulo Melo, Samuel Ribeiro, o Exmo. Sr. Pedro Enrico de Oliveira, juiz da comarca de Tucuruí, a profa. Dra. Natália Nascimento, coordenadora da UEPA de Tucuruí, o Sr. Jonildo Teixeira (representado), comandante da 13ª BPM de Tucuruí, o Sr. Carlos José Ribeiro, secretário de obras do município, a Srª Genilsa Sousa, presidente do Instituto de Defesa, Desenvolvimento e Apoio à Pessoa com Autismo, do Sr. Roberto Barbosa (representado), presidente do sindicato dos produtores rurais de Tucuruí, o Sr. René de Oliveira Júnior (representado), da secretário da Fazenda do Estado do Pará, a Srª Irene Elias Rodrigues, secretária de educação de Tucuruí e o Sr. Marcos Moraes Eng. egresso do Camtuc e atual presidente do conselho municipal de defesa das pessoas com deficiência.

O Prof. Dr. Rafael Bayma do FABLAB iniciou sua fala agradecendo a parceria com o NIPE e afirmando que esta é uma grande conquista não só para o meio acadêmico que se dá com o bom uso das tecnologias, mas para o meio social, tendo em vista que vem beneficiar um órgão de grande importância e que auxilia diretamente as pessoas que necessitarão fazer uso dos produtos desenvolvidos. Durante a execução do projeto foi possível perceber grande empenho dos alunos das duas instituições, que com o auxílio dos professores, como o Prof. Midson do IFPA e Prof. André Felipe Cruz da UFPA, se emprenharam a entregar um produto de qualidade e que atendesse as necessidades das pessoas, permitindo assim maior inclusão.

O Prof. Dr. Midson Cardoso, um dos fundadores do NIPE e atual diretor geral do IFPA Campus Tucuruí, que sempre se empenhou em realizar atividades e ações em parceria com o camtuc, falou da importância de se criar cada vez mais projetos voltados à inclusão de pessoas com necessidades especiais e agradeceu ao apoio financeiro mediado pelo Exmo juiz da comarca de Breu Branco, Sr. Andrey Barbosa e do Exmo. Sr. Francisco Pacheco, promotor de justiça. Este apoio financeiro foi fundamental para ter o projeto concretizado. Finalizou sua fala agradecendo a todos os alunos do NIPE e FABLAB que se dedicaram dia e noite para a concluir o projeto. Também agradeceu ao Prof. João, pois também tem projetos voltados à inclusão e às demais associações presentes.

Texto e Arte: Divisão de Comunicação do Campus de Tucuruí/UFPA