Página inicial > Últimas Notícias > Roda de conversa sobre o Bem-Estar Mental e Físico dos discentes

Roda de conversa sobre o Bem-Estar Mental e Físico dos discentes

• Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2023, 13h22
  • Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 14h57

No dia 18/10/2023 foram realizadas duas rodas de conversa pela psicóloga do campus Aida Patrícia e o pedagogo João Batista, nos períodos da manhã e da tarde, sobre o estabelecimento de uma rotina saudável e a organização das atividades diárias para fins contributivos ao bem-estar físico e mental dos discentes do Camtuc.

Após o início do evento com um momento de descontração onde houve a apresentação dos discentes presentes, foi discorrido a importância de conservar a saúde mental e como isso reflete na qualidade de vida geral. Uma vez que um bom desempenho acadêmico exige muito de fatores atrelados diretamente a condição da saúde mental como a disposição, concentração, memória, capacidade de lidar com situações de estresse e tomada de decisões, deve-se haver um cuidado especial reservado ao bem-estar psicológico e físico.

Abordado o tópico acima, foram exemplificados alguns métodos de administração de hábitos e organização do tempo. Tendo sido apontado que as tomadas de decisão podem refletir bastante no estado emocional de alguém, verificar e priorizar hábitos saudáveis como separar um período para estudo, preservar a higiene do sono, praticar exercícios e ter uma boa alimentação é crucial para a conservação do bem-estar.

Entendendo a relevância que os hábitos saudáveis possuem para uma pessoa, o debate se desenvolveu para o estabelecimento de objetivos e as técnicas de organização do tempo para criação de uma rotina adequada que um universitário deve ter. O estabelecimento de objetivos diz respeito ao gerenciamento de tarefas. Durante a discussão os mediadores demonstraram alguns métodos para a gestão de prioridades como o método SMART proposto por Power (1981) e a de Covey (2016) que servem para classificar as atividades por grau de importância e urgência.

A roda de conversa teve sua conclusão com os coordenadores guiando um debate entre os alunos sobre as mudanças de comportamento necessárias na rotina para uma vida mais saudável.

Texto: Divisão de Assistência e Assessibilidade Estudantil - DAEST

Arte: Divisão de comunicação.