Evento - Consciência Negra 2024: Tecnologias tradicionais e a Difusão de Saberes Afrocentrados
Neste mês dedicado à luta contra o racismo e promoção da igualdade racial, o Campus Universitário de Tucuruí da UFPA por meio do Programa Mulheres e Meninas nas Engenharias em parceria (PMME) com a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Instituto Federal do Pará (IFPA), com apoio da Pró-reitoria de extensão da UFPA (PROEX) e Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos da Amazônia (PPGEAA) promovem um grandioso evento em alusão ao dia 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A programação iniciou no dia 14 de novembro na escola Severo Alves, no município de Breu Branco, e contou com diversas atrações, como palestras, cines debates, e programação cultural com música e danças.
No dia 22 de novembro, seguindo o cronograma do evento, a programação ocorreu pela manhã no auditório Júlio César. A cerimônica de abertura contou com a apresentação discente Beatriz da Costa Vieira - representante da associação de estudantes quilombolas do CAMTUC que conduziu a solenidade em que se fizeram presentes, a Profa. Dra. Carolina Coelho da Rosa, Vice- Coordenadora e Coordenadora acadêmica do campus, a Profa. Dra. Viviane Santos, Coordenadora do Programa Mulheres e Meninas nas Engenharias e Prof. Wanderlan Montão, membro da Coalizão Negra por Direitos.
A programação foi transmitida ao vivo pela página de facebook do campus de Tucuruí-UFPA, e na ocasião foram apresentadas duas palestras: "As Tecnologias de Terreiros Aplicadas à Contemporaneidade: Os Saberes e Fazeres das Mulheres de Axé", apresentada pela profa. Dra. Marilu Campelo (NEAB/UFPA) e "Arqueologia e Comunidades: Desafios e Perspectivas na Contemporaneidade", apresentada pelo Prof. Dr. Paulo Roberto Lopes (COLINS/UFPA).
Após as palestras a Profa. Dra. Samantha Souza (UEPA/Tucuruí) e seus alunos proporcionaram um momento de oficina de Práticas da Cultura Corporal de Matriz Africana, Brincadeiras e Jogos. Servidores, colaboradores e demais presentes puderam participar desta oficina cultural que trouxe novos conhecimentos e maior engajamento com a cultura de matriz africana com pintura de rosto, danças, músicas e jogos.
A programação deste grande evento ainda continua, estão todos(as) convidados(as) para participar no dia 29 de novembro a partir das 14h no auditório do IFPA/Tucuruí. A mediação do evento será com o Prof. Dr. Oberdan Medeiros (IFPA/Tucuruí), e além das palestras sobre a temática com a Profa. Dra Débora Alfaia (UFPA/Castanhal) e Profa. Dra. Zélia Amador de Deus (UFPA/Belém), também haverá um lindo desfile de Moda Afro organizado pela aluna Geiziane Almeida da Fecomp/UFPA, não perca!
Transmissão do facebook
Fotos
Texto e Fotos: Divisão de Comunicação (UFPA/Camtuc)