Coordenação Acadêmica
SEÇÃO II
DA COORDENAÇÃO ACADÊMICA
Art. 10. A Coordenadoria Acadêmica será dirigida pelo Vice-Coordenador do Campus e terá as seguintes competências:
I – planejar a distribuição da carga horária dos docentes lotados no Campus, em parceria com as Subunidades Acadêmicas, para posterior aprovação pelos conselhos das Subunidades;
II – supervisionar as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Campus em parceria com as direções, coordenações e órgãos colegiados das Subunidades;
III – desenvolver, em conjunto com a Coordenação de Planejamento, Gestão e Avaliação, estudos de racionalização acadêmico-administrativa, elaborando, quando necessário, os manuais de procedimentos dos vários sistemas, em consonância com os órgãos superiores;
IV – proceder à análise e acompanhamento dos planos individuais dos docentes, propondo aos órgãos colegiados do Campus as medidas que se fizerem necessárias;
V – orientar e acompanhar a elaboração de projetos político-pedagógicos;
VI – articular-se com os órgãos da UFPA visando assegurar o fluxo sistemático de informações na esfera de sua competência;
VII – coordenar as atividades de auto-avaliação do Campus e de suas Subunidades, de acordo com as diretrizes da Universidade;
VIII – propor consultorias ou avaliações ad hoc para os projetos de natureza acadêmica do CAMTUC, submetendo-as ao Conselho;
IX – propor e implementar normas para o constante aperfeiçoamento e controle das suas atividades e serviços;
X – assessorar coordenadores e pesquisadores no processo de elaboração;
XI – acompanhar e avaliar projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão;
XII – registrar, acompanhar e apoiar a avaliação das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Campus e de suas Subunidades;
XIII – coletar e organizar os dados dos diversos projetos, visando à sua racionalização, desenvolvimento e acompanhamento;
XIV – avaliar e controlar resultados de implantações de programas e projetos acadêmicos do Campus;
XV – organizar e manter atualizado o cadastro central das atividades acadêmicas em andamento no Campus;
XVI – organizar e manter atualizado um cadastro de Instituições nacionais e estrangeiras conveniadas com a UFPA, na área de atuação e interesse do Campus.
Art. 11. Para operacionalizar as suas atividades, a Coordenadoria Acadêmica será estruturada em:
I – Secretaria Acadêmica;
II – Divisão de Avaliação e Ensino;
III – Divisão de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação.
Dispositivo Legal |
Explicitação do Dispositivo |
|
1 |
Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso. |
O PPC está coerente com as Diretrizes Curriculares Nacionais? NSA para cursos que não têm Diretrizes Curriculares Nacionais. |
2 |
Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (Resolução CNE/CEB 4/2010) |
O PPC está coerente com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica? |
3 |
Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (Resolução CNE/CP N° 01 de 17 de junho de 2004) |
A Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como o tratamento de questões e temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes estão inclusas nas disciplinas e atividades curriculares do curso? |
4 |
Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (Parecer CNE/CP nº 8, de 06/03/2012, que originou a Resolução CNE/CP nº 1, de 30/05/2012) |
O PPC contempla as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos? |
5 |
Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei nº 12.764 de 27 de dezembro de 2012) |
O PPC contempla a Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista? |
6 |
Titulação do corpo docente |
Todo corpo docente tem formação em pós-graduação? |
7 |
Núcleo Docente Estruturante (NDE) |
O NDE atende à normativa pertinente? |
8 |
Denominação dos Cursos Superiores de Tecnologia |
A denominação do curso está adequada ao Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia? |
9 |
Carga horária mínima, em horas – para Cursos Superiores de Tecnologia |
Desconsiderando a carga horária do estágio profissional supervisionado e do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, caso estes estejam previstos, o curso possui carga horária igual ou superior ao estabelecido no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia? |
10 |
Carga horária mínima, em horas – para Bacharelados e Licenciaturas |
O curso atende à carga horária mínima em horas estabelecidas nas resoluções? |
11 |
Tempo de integralização |
O curso atende ao Tempo de Integralização proposto nas resoluções? |
12 |
Condições de acesso para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida |
A IES apresenta condições de acesso para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida? |
13 |
Disciplina obrigatória/optativa de Libras |
O PPC prevê a inserção de Libras na estrutura curricular do curso (obrigatória ou optativa, depende do curso)? |
14 |
Prevalência de avaliação presencial para EaD |
Os resultados dos exames presenciais prevalecem sobre os demais resultados obtidos em quaisquer outras formas de avaliação a distância? |
15 |
Informações acadêmicas |
As informações acadêmicas exigidas estão disponibilizadas na forma impressa e virtual? |
16 |
Políticas de educação ambiental |
Há integração da educação ambiental às disciplinas do curso de modo transversal, contínuo e permanente? |
17 |
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena (Resolução CNE/CP 1/2002 e Resolução CNE/CP 2/2002) |
O PPC contempla as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena? |
Secretaria Acadêmica
Campus de Tucuruí
Sala: 27
Horário de Atendimento: das 08:00 h às 12:00 h e das 14:00 h às 18:00 h
CONTATO:
Telefone: 02191 3201-7032
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Das 08:00hs às 18:00hs
Coordenadora Acadêmica e
Vice Coordenadora do Campus
Carolina Coelho da Rosa
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4916771097163397
Secretário Acadêmico
Novax Sacramento Reis
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Técnicos Administrativos
Novax Sacramento Reis
Márcia Helena Garcia Gaia
SOLICITAÇÕES DE PEDIDOS (ALUNOS) SOBRE ASSUNTOS ACADÊMICOS UTILIZAR O SISTEMA SAGITTA
https://sagitta.ufpa.br/sagitta/servico_publico.jsf