Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Formação
Início do conteúdo da página

FORMAÇÃO

Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2024, 18h37 | Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2024, 18h50 | Acessos: 21

TEXTO INTRODUTÓRIO: A DAE desempenha um papel fundamental na implementação de ações contínuas de formação pedagógica para docentes, contribuindo para que esses profissionais estejam devidamente qualificados para oferecer um ensino de alta qualidade em suas áreas de atuação. Essa formação docente contínua é essencial para o aprimoramento das práticas didático-pedagógicas. Além disso, a DAE é comprometida com o espaço acadêmico acolhedor e inclusivo, por isso desenvolve ações que favorecem a excelência do rendimento acadêmico em sua integridade.

PALESTRAS

Regulamento da graduação

Público alvo: discentes

Objetivo: Promover a conscientização dos estudantes de graduação sobre as normativas que orientam o percurso acadêmico, destacando a importância do planejamento e do alcance de um desempenho acadêmico satisfatório.

Responsável: Dr. Hélio Loiola dos Santos Júnior e Ma. Rosinete Silva Macedo

 

 Construção da identidade acadêmica

Púbico alvo: discentes

Objetivo: Propiciar o reconhecimento da identidade universitária através da compreensão da dinâmica e do fluxo do espaço universitário, bem como as normativas, instrumentos e etapas necessárias para o autogerenciamento e planejamento do percurso acadêmico.

Responsável: Ma. Rosinete Silva Macedo

 

Aquilombando o Espaço Universitário: Engajamento e Empoderamento Quilombola na Academia

Público Alvo:  Estudantes Universitários Quilombolas

Objetivo: Desenvolver o engajamento e empoderamento acadêmico dos estudantes quilombolas   a partir do reconhecimento histórico cultural de suas memórias e trajetórias de resistência e militância coletiva do Campesinato, tendo em vista, o fortalecimento da organicidade Estudantil desse coletivo no espaço universitário.

Responsável: Ma. Rosinete Silva Macedo

 

 CURSOS

Planejamento de ensino na educação superior

Objetivo: Promover um espaço de interação e aprendizado voltado para a exploração dos aspectos teóricos e práticos do planejamento de ensino no contexto universitário.

Público alvo: docentes

CH: 30h

Responsável: Dr. Hélio Loiola dos Santos Júnior

 

Metodologias de ensino na educação superior

Objetivo: Proporcionar um espaço de interação e aprendizado voltado para a exploração de aspectos teóricos e práticos inerentes as práticas pedagógicas na Universidade.

Público alvo: docentes

CH: 30h

Responsável: Dr. Hélio Loiola dos Santos Júnior

 

Avaliação da aprendizagem na educação superior

Objetivo: Conhecer os fundamentos epistemológicos e práticas da avaliação da aprendizagem, tendo em vista a adoção de uma postura crítica, reflexiva e transformadora na avaliação de diferentes aprendizagens e de diferentes sujeitos.

Público alvo: docentes

CH: 30h

Responsável: Ma. Rosinete Silva Macedo

ORIENTAÇÕES

Concurso público para docentes de carreira

Objetivo: Fornecer orientações sobre as etapas, normativas, e documentos referentes ao processo de concurso público para a contratação de professores de carreira do magistério superior federal.

Responsável: Dr. Hélio Loiola dos Santos Júnior e Ma. Rosinete Silva Macedo

 

Avaliação externa (visita in loco).

Objetivo: Orientar sobre os indicadores de avaliação dos cursos de graduação em suas diversas dimensões, para uma efetiva adequação dos PPCs e demais normativas dos cursos, bem como do quadro docentes e infraestrutura necessária ao funcionamento dos cursos.

Responsável: Dr. Hélio Loiola dos Santos Júnior e Ma. Rosinete Silva Macedo

 

Atualização e construção de Projeto Pedagógico de Curso (PPC)

Objetivo: Apresentar análises técnicas das novas normativas internas e externas a UFPA, assim como indicativos de novas demandas da sociedade local, tendo em vista, orientações para atualização/adequação e a construção de novos PPCs.

Responsável: Dr. Hélio Loiola dos Santos Júnior e Ma. Rosinete Silva Macedo


 

Fim do conteúdo da página