FORMAÇÃO
TEXTO INTRODUTÓRIO: A DAE desempenha um papel fundamental na implementação de ações contínuas de formação pedagógica para docentes, contribuindo para que esses profissionais estejam devidamente qualificados para oferecer um ensino de alta qualidade em suas áreas de atuação. Essa formação docente contínua é essencial para o aprimoramento das práticas didático-pedagógicas. Além disso, a DAE é comprometida com o espaço acadêmico acolhedor e inclusivo, por isso desenvolve ações que favorecem a excelência do rendimento acadêmico em sua integridade.
PALESTRAS Regulamento da graduação Público alvo: discentes Objetivo: Promover a conscientização dos estudantes de graduação sobre as normativas que orientam o percurso acadêmico, destacando a importância do planejamento e do alcance de um desempenho acadêmico satisfatório. Responsável: Dr. Hélio Loiola dos Santos Júnior e Ma. Rosinete Silva Macedo
Construção da identidade acadêmica Púbico alvo: discentes Objetivo: Propiciar o reconhecimento da identidade universitária através da compreensão da dinâmica e do fluxo do espaço universitário, bem como as normativas, instrumentos e etapas necessárias para o autogerenciamento e planejamento do percurso acadêmico. Responsável: Ma. Rosinete Silva Macedo
Aquilombando o Espaço Universitário: Engajamento e Empoderamento Quilombola na Academia Público Alvo: Estudantes Universitários Quilombolas Objetivo: Desenvolver o engajamento e empoderamento acadêmico dos estudantes quilombolas a partir do reconhecimento histórico cultural de suas memórias e trajetórias de resistência e militância coletiva do Campesinato, tendo em vista, o fortalecimento da organicidade Estudantil desse coletivo no espaço universitário. Responsável: Ma. Rosinete Silva Macedo
CURSOS Planejamento de ensino na educação superior Objetivo: Promover um espaço de interação e aprendizado voltado para a exploração dos aspectos teóricos e práticos do planejamento de ensino no contexto universitário. Público alvo: docentes CH: 30h Responsável: Dr. Hélio Loiola dos Santos Júnior
Metodologias de ensino na educação superior Objetivo: Proporcionar um espaço de interação e aprendizado voltado para a exploração de aspectos teóricos e práticos inerentes as práticas pedagógicas na Universidade. Público alvo: docentes CH: 30h Responsável: Dr. Hélio Loiola dos Santos Júnior
Avaliação da aprendizagem na educação superior Objetivo: Conhecer os fundamentos epistemológicos e práticas da avaliação da aprendizagem, tendo em vista a adoção de uma postura crítica, reflexiva e transformadora na avaliação de diferentes aprendizagens e de diferentes sujeitos. Público alvo: docentes CH: 30h Responsável: Ma. Rosinete Silva Macedo ORIENTAÇÕES Concurso público para docentes de carreira Objetivo: Fornecer orientações sobre as etapas, normativas, e documentos referentes ao processo de concurso público para a contratação de professores de carreira do magistério superior federal. Responsável: Dr. Hélio Loiola dos Santos Júnior e Ma. Rosinete Silva Macedo
Avaliação externa (visita in loco). Objetivo: Orientar sobre os indicadores de avaliação dos cursos de graduação em suas diversas dimensões, para uma efetiva adequação dos PPCs e demais normativas dos cursos, bem como do quadro docentes e infraestrutura necessária ao funcionamento dos cursos. Responsável: Dr. Hélio Loiola dos Santos Júnior e Ma. Rosinete Silva Macedo
Atualização e construção de Projeto Pedagógico de Curso (PPC) Objetivo: Apresentar análises técnicas das novas normativas internas e externas a UFPA, assim como indicativos de novas demandas da sociedade local, tendo em vista, orientações para atualização/adequação e a construção de novos PPCs. Responsável: Dr. Hélio Loiola dos Santos Júnior e Ma. Rosinete Silva Macedo |