Aparelho atenderá a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais

UFPA amplia formação de professores na Amazônia com novas vagas em licenciaturas presenciais
A Universidade Federal do Pará (UFPA) foi selecionada no Resultado Final do Edital nº 3/2025 do Ministério da Educação (MEC), que institui o Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com ênfase na Educação Integral (Prilei). O resultado reconhece a atuação da UFPA como referência na formação docente na Amazônia e marca mais um passo na expansão da oferta de cursos de licenciatura presencial. Na Região Norte, a proposta foi liderada pela UFPA e conta com a parceria da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e da Universidade Católica de Brasília (UCB). O projeto prevê a criação de novas turmas de licenciatura voltadas à formação de professores, alinhando-se às metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e contribuindo para a valorização e o fortalecimento da carreira docente na Educação Básica. O Edital do Prilei selecionou seis redes em todo o país, entre nove propostas submetidas, prevendo a oferta de até 2.880 vagas em cursos de licenciatura presencial distribuídos por 18 Instituições de Ensino Superior. De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), a UFPA ofertará 160 vagas, distribuídas em quatro turmas nos Campi de Capanema, Cametá, Breves e Tucuruí, nas áreas de Química, Biologia e Pedagogia. “Mantivemos um diálogo multicampi com base nas principais demandas na formação de professores, e nossa articulação com as faculdades e gestores municipais apontou os cursos a serem ofertados nas áreas de Química, Biologia e Pedagogia. As três universidades envolvidas ofertarão 480 vagas, em editais específicos, sendo 160 para cada instituição. Essa será uma excelente oportunidade de formação para professores da Educação Básica que atuam em determinada área, sem formação específica”, explica a pró-reitora de Graduação da UFPA, Lucilena Gonzaga. A aprovação no Prilei representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela UFPA na promoção da interiorização e na articulação de políticas educacionais voltadas à Amazônia. Segundo o reitor, Gilmar Pereira da Silva, a conquista fortalece a educação pública e a formação de profissionais qualificados para atuar em contextos diversos da região. “Esse reconhecimento pelo MEC demonstra a importância e a capacidade de a UFPA articular políticas estratégicas voltadas para a região amazônica, uma das mais desafiadoras no campo da Educação no país. Com isso, a Universidade confirma seu papel na formação de professores, valorizando esses profissionais, fortalecendo a interiorização do ensino superior e ampliando oportunidades para os estudantes da região”, destacou o reitor. Os editais específicos de seleção para ingresso nos cursos vinculados ao Prilei estão em fase de elaboração e serão publicados nos próximos meses pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. A previsão é que as turmas tenham início em 2026, fortalecendo as ações de formação docente nos territórios atendidos e ampliando o impacto social e educacional da UFPA na Amazônia. TEXTO: Felipe Melo - Assessoria Reitoria/UFPA FOTOS: Lucas Brito - Arquivo Ascom/UFPA
Alerta PS UFPA 2026
| Alerta!🚨 Toquem as sirenes! O Processo Seletivo 2026 da UFPA vai começar! Agora que o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou a Resolução com todas as regras e etapas, o edital segue para os ajustes finais e será publicado no dia 20 de outubro. Fiquem em alerta! 🗣 Texto: ASCOM UFPA
Campus Tucuruí promove o 1º Encontro de Engenharias da Amazônia
Com o objetivo de promover a integração entre a comunidade acadêmica e o mercado profissional de Engenharia, o Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Tucuruí vai sediar o 1º Encontro de Engenharias da Amazônia, no período de 20 a 24 de outubro de 2025. Para contribuir para a troca de conhecimentos entre estudantes e profissionais em favor do desenvolvimento sustentável da região amazônica, o evento vai contar com uma programação multidisciplinar, com atividades que abrangem desde palestras e minicursos até visitas técnicas. A primeira edição do encontro surge com a expectativa de trazer uma grande contribuição para o campus e para as relações dele com outras instituições e empresas da região, difundindo as Engenharias e a Física com foco em debates relacionados às questões ambientais que serão discutidas na COP 30. Entre os temas que serão trabalhados durante a programação, estão: as condições socioeconômicas do município de Tucuruí; gestão ambiental relacionada à COP 30; tecnologias aplicadas ao monitoramento de barragens; carreiras nas profissões tecnológicas; entre outras. “Este evento vai ser um momento para enriquecermos a troca de conhecimento entre os profissionais que já estão no mercado e os professores que atuam dentro e fora do campus, buscando esclarecer qual linha de pesquisa os alunos pretendem seguir”, aponta a diretora da Faculdade de Engenharia Civil do Campus Tucuruí, Raisa Rodrigues Neves. Os organizadores esperam receber discentes dos cursos de Engenharia e Física (graduação e pós-graduação) não somente da UFPA, mas também de outras instituições da região, além de estudantes de ensino médio que tenham afinidade com a área de exatas. A expectativa é que essa experiência possa estimular a aplicação de conceitos de Engenharia em concursos e apresentação de trabalhos acadêmicos, além de promover a interação dos profissionais e discentes do interior da Amazônia com outras regiões. As inscrições estão disponíveis no site oficial do evento até o dia 13 de outubro, bem como a tabela de valores e o cronograma do encontro. Haverá certificação de 20 horas de carga horária para os participantes. O evento é uma realização da Esquadro, empresa júnior criada por estudantes da UFPA, em parceria com o Campus Universitário de Tucuruí, o Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia (NDAE) e o Centro Acadêmico de Engenharia Civil. TEXTO: Tahís Cristine - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA Arte: Divulgação
Aparelho atenderá a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais
Módulo de manchete lateral
Tempo e clima
Ministério inaugura radar meteorológico em Natal (RN)
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UFPA amplia formação de professores na Amazônia com novas vagas em licenciaturas presenciais
A Universidade Federal do Pará (UFPA) foi selecionada no Resultado Final do Edital nº 3/2025 do Ministério da Educação (MEC), que institui o Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com ênfase na Educação Integral (Prilei). O resultado reconhece a atuação da UFPA como referência na formação docente na Amazônia e marca mais um passo na expansão da oferta de cursos de licenciatura presencial. Na Região Norte, a proposta foi liderada pela UFPA e conta com a parceria da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e da Universidade Católica de Brasília (UCB). O projeto prevê a criação de novas turmas de licenciatura voltadas à formação de professores, alinhando-se às metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e contribuindo para a valorização e o fortalecimento da carreira docente na Educação Básica. O Edital do Prilei selecionou seis redes em todo o país, entre nove propostas submetidas, prevendo a oferta de até 2.880 vagas em cursos de licenciatura presencial distribuídos por 18 Instituições de Ensino Superior. De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), a UFPA ofertará 160 vagas, distribuídas em quatro turmas nos Campi de Capanema, Cametá, Breves e Tucuruí, nas áreas de Química, Biologia e Pedagogia. “Mantivemos um diálogo multicampi com base nas principais demandas na formação de professores, e nossa articulação com as faculdades e gestores municipais apontou os cursos a serem ofertados nas áreas de Química, Biologia e Pedagogia. As três universidades envolvidas ofertarão 480 vagas, em editais específicos, sendo 160 para cada instituição. Essa será uma excelente oportunidade de formação para professores da Educação Básica que atuam em determinada área, sem formação específica”, explica a pró-reitora de Graduação da UFPA, Lucilena Gonzaga. A aprovação no Prilei representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela UFPA na promoção da interiorização e na articulação de políticas educacionais voltadas à Amazônia. Segundo o reitor, Gilmar Pereira da Silva, a conquista fortalece a educação pública e a formação de profissionais qualificados para atuar em contextos diversos da região. “Esse reconhecimento pelo MEC demonstra a importância e a capacidade de a UFPA articular políticas estratégicas voltadas para a região amazônica, uma das mais desafiadoras no campo da Educação no país. Com isso, a Universidade confirma seu papel na formação de professores, valorizando esses profissionais, fortalecendo a interiorização do ensino superior e ampliando oportunidades para os estudantes da região”, destacou o reitor. Os editais específicos de seleção para ingresso nos cursos vinculados ao Prilei estão em fase de elaboração e serão publicados nos próximos meses pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. A previsão é que as turmas tenham início em 2026, fortalecendo as ações de formação docente nos territórios atendidos e ampliando o impacto social e educacional da UFPA na Amazônia. TEXTO: Felipe Melo - Assessoria Reitoria/UFPA FOTOS: Lucas Brito - Arquivo Ascom/UFPA
Alerta PS UFPA 2026
| Alerta!🚨 Toquem as sirenes! O Processo Seletivo 2026 da UFPA vai começar! Agora que o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou a Resolução com todas as regras e etapas, o edital segue para os ajustes finais e será publicado no dia 20 de outubro. Fiquem em alerta! 🗣 Texto: ASCOM UFPA
Campus Tucuruí promove o 1º Encontro de Engenharias da Amazônia
Com o objetivo de promover a integração entre a comunidade acadêmica e o mercado profissional de Engenharia, o Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Tucuruí vai sediar o 1º Encontro de Engenharias da Amazônia, no período de 20 a 24 de outubro de 2025. Para contribuir para a troca de conhecimentos entre estudantes e profissionais em favor do desenvolvimento sustentável da região amazônica, o evento vai contar com uma programação multidisciplinar, com atividades que abrangem desde palestras e minicursos até visitas técnicas. A primeira edição do encontro surge com a expectativa de trazer uma grande contribuição para o campus e para as relações dele com outras instituições e empresas da região, difundindo as Engenharias e a Física com foco em debates relacionados às questões ambientais que serão discutidas na COP 30. Entre os temas que serão trabalhados durante a programação, estão: as condições socioeconômicas do município de Tucuruí; gestão ambiental relacionada à COP 30; tecnologias aplicadas ao monitoramento de barragens; carreiras nas profissões tecnológicas; entre outras. “Este evento vai ser um momento para enriquecermos a troca de conhecimento entre os profissionais que já estão no mercado e os professores que atuam dentro e fora do campus, buscando esclarecer qual linha de pesquisa os alunos pretendem seguir”, aponta a diretora da Faculdade de Engenharia Civil do Campus Tucuruí, Raisa Rodrigues Neves. Os organizadores esperam receber discentes dos cursos de Engenharia e Física (graduação e pós-graduação) não somente da UFPA, mas também de outras instituições da região, além de estudantes de ensino médio que tenham afinidade com a área de exatas. A expectativa é que essa experiência possa estimular a aplicação de conceitos de Engenharia em concursos e apresentação de trabalhos acadêmicos, além de promover a interação dos profissionais e discentes do interior da Amazônia com outras regiões. As inscrições estão disponíveis no site oficial do evento até o dia 13 de outubro, bem como a tabela de valores e o cronograma do encontro. Haverá certificação de 20 horas de carga horária para os participantes. O evento é uma realização da Esquadro, empresa júnior criada por estudantes da UFPA, em parceria com o Campus Universitário de Tucuruí, o Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia (NDAE) e o Centro Acadêmico de Engenharia Civil. TEXTO: Tahís Cristine - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA Arte: Divulgação
Módulo de manchete lateral - outro exemplo
Ministério inaugura radar meteorológico em Natal (RN)
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UFPA amplia formação de professores na Amazônia com novas vagas em licenciaturas presenciais
A Universidade Federal do Pará (UFPA) foi selecionada no Resultado Final do Edital nº 3/2025 do Ministério da Educação (MEC), que institui o Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com ênfase na Educação Integral (Prilei). O resultado reconhece a atuação da UFPA como referência na formação docente na Amazônia e marca mais um passo na expansão da oferta de cursos de licenciatura presencial. Na Região Norte, a proposta foi liderada pela UFPA e conta com a parceria da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e da Universidade Católica de Brasília (UCB). O projeto prevê a criação de novas turmas de licenciatura voltadas à formação de professores, alinhando-se às metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e contribuindo para a valorização e o fortalecimento da carreira docente na Educação Básica. O Edital do Prilei selecionou seis redes em todo o país, entre nove propostas submetidas, prevendo a oferta de até 2.880 vagas em cursos de licenciatura presencial distribuídos por 18 Instituições de Ensino Superior. De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), a UFPA ofertará 160 vagas, distribuídas em quatro turmas nos Campi de Capanema, Cametá, Breves e Tucuruí, nas áreas de Química, Biologia e Pedagogia. “Mantivemos um diálogo multicampi com base nas principais demandas na formação de professores, e nossa articulação com as faculdades e gestores municipais apontou os cursos a serem ofertados nas áreas de Química, Biologia e Pedagogia. As três universidades envolvidas ofertarão 480 vagas, em editais específicos, sendo 160 para cada instituição. Essa será uma excelente oportunidade de formação para professores da Educação Básica que atuam em determinada área, sem formação específica”, explica a pró-reitora de Graduação da UFPA, Lucilena Gonzaga. A aprovação no Prilei representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela UFPA na promoção da interiorização e na articulação de políticas educacionais voltadas à Amazônia. Segundo o reitor, Gilmar Pereira da Silva, a conquista fortalece a educação pública e a formação de profissionais qualificados para atuar em contextos diversos da região. “Esse reconhecimento pelo MEC demonstra a importância e a capacidade de a UFPA articular políticas estratégicas voltadas para a região amazônica, uma das mais desafiadoras no campo da Educação no país. Com isso, a Universidade confirma seu papel na formação de professores, valorizando esses profissionais, fortalecendo a interiorização do ensino superior e ampliando oportunidades para os estudantes da região”, destacou o reitor. Os editais específicos de seleção para ingresso nos cursos vinculados ao Prilei estão em fase de elaboração e serão publicados nos próximos meses pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. A previsão é que as turmas tenham início em 2026, fortalecendo as ações de formação docente nos territórios atendidos e ampliando o impacto social e educacional da UFPA na Amazônia. TEXTO: Felipe Melo - Assessoria Reitoria/UFPA FOTOS: Lucas Brito - Arquivo Ascom/UFPA
Alerta PS UFPA 2026
| Alerta!🚨 Toquem as sirenes! O Processo Seletivo 2026 da UFPA vai começar! Agora que o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou a Resolução com todas as regras e etapas, o edital segue para os ajustes finais e será publicado no dia 20 de outubro. Fiquem em alerta! 🗣 Texto: ASCOM UFPA
Campus Tucuruí promove o 1º Encontro de Engenharias da Amazônia
Com o objetivo de promover a integração entre a comunidade acadêmica e o mercado profissional de Engenharia, o Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Tucuruí vai sediar o 1º Encontro de Engenharias da Amazônia, no período de 20 a 24 de outubro de 2025. Para contribuir para a troca de conhecimentos entre estudantes e profissionais em favor do desenvolvimento sustentável da região amazônica, o evento vai contar com uma programação multidisciplinar, com atividades que abrangem desde palestras e minicursos até visitas técnicas. A primeira edição do encontro surge com a expectativa de trazer uma grande contribuição para o campus e para as relações dele com outras instituições e empresas da região, difundindo as Engenharias e a Física com foco em debates relacionados às questões ambientais que serão discutidas na COP 30. Entre os temas que serão trabalhados durante a programação, estão: as condições socioeconômicas do município de Tucuruí; gestão ambiental relacionada à COP 30; tecnologias aplicadas ao monitoramento de barragens; carreiras nas profissões tecnológicas; entre outras. “Este evento vai ser um momento para enriquecermos a troca de conhecimento entre os profissionais que já estão no mercado e os professores que atuam dentro e fora do campus, buscando esclarecer qual linha de pesquisa os alunos pretendem seguir”, aponta a diretora da Faculdade de Engenharia Civil do Campus Tucuruí, Raisa Rodrigues Neves. Os organizadores esperam receber discentes dos cursos de Engenharia e Física (graduação e pós-graduação) não somente da UFPA, mas também de outras instituições da região, além de estudantes de ensino médio que tenham afinidade com a área de exatas. A expectativa é que essa experiência possa estimular a aplicação de conceitos de Engenharia em concursos e apresentação de trabalhos acadêmicos, além de promover a interação dos profissionais e discentes do interior da Amazônia com outras regiões. As inscrições estão disponíveis no site oficial do evento até o dia 13 de outubro, bem como a tabela de valores e o cronograma do encontro. Haverá certificação de 20 horas de carga horária para os participantes. O evento é uma realização da Esquadro, empresa júnior criada por estudantes da UFPA, em parceria com o Campus Universitário de Tucuruí, o Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia (NDAE) e o Centro Acadêmico de Engenharia Civil. TEXTO: Tahís Cristine - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA Arte: Divulgação