Aparelho atenderá a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais

Fortalecendo a Permanência Estudantil: Visita do Pró-Reitor de Assistência Estudantil ao Campus Universitário da UFPA em Tucuruí marca diálogo histórico com a comunidade acadêmica
No dia 09 de julho, o Campus Universitário de Tucuruí da Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu a visita do Pró-Reitor de Assistência Estudantil (PROAES), em uma agenda repleta de encontros, escutas e articulações voltadas ao fortalecimento da permanência estudantil e à promoção da inclusão no ensino superior. A presença da Pró-Reitoria no interior do estado representa um marco institucional importante, evidenciando o compromisso da Universidade com a escuta ativa e a atuação descentralizada. A visita foi cuidadosamente organizada para proporcionar espaços de diálogo com diferentes segmentos da comunidade acadêmica, desde estudantes, técnicos e docentes, até os moradores da Casa dos Estudantes. Já nas primeiras horas da manhã, às 8h30, o Auditório do CamTuc foi palco do primeiro encontro com a comunidade acadêmica. O momento foi dedicado à escuta das principais demandas locais e à apresentação das ações e perspectivas da PROAES em relação à assistência estudantil. Com ampla participação, o encontro promoveu reflexões fundamentais sobre inclusão, permanência e o papel das políticas públicas voltadas ao estudante. Na sequência, às 10h, a equipe da Pró-Reitoria dirigiu-se à Casa dos Estudantes, onde foi realizada uma visita institucional com escuta qualificada junto aos residentes da moradia estudantil. Este foi um dos momentos mais simbólicos do dia, pois permitiu que os discentes compartilhassem suas experiências em relação à estrutura da casa, à convivência e aos desafios enfrentados no cotidiano. Foram debatidos temas como manutenção predial, apoio institucional, alimentação, segurança e estratégias para a consolidação de políticas de permanência que dialoguem diretamente com as realidades dos estudantes. Durante o período da tarde, a agenda teve continuidade com uma reunião de trabalho com a coordenação do campus, realizada na Sala da Direção. Esse momento técnico foi fundamental para o alinhamento de estratégias e para o planejamento conjunto de ações integradas entre a PROAES e o campus, tendo como foco central a garantia de condições que favoreçam a permanência e o sucesso dos estudantes em sua trajetória acadêmica. Encerrando a visita, o auditório do campus voltou a ser espaço de encontro com a comunidade acadêmica. Dessa vez, o foco esteve nos encaminhamentos resultantes das visitas anteriores e na abertura para esclarecimentos. O retorno das discussões promoveu um fechamento transparente e colaborativo, reforçando o compromisso da administração com a construção coletiva de soluções. A presença da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil no Campus de Tucuruí foi mais do que uma visita técnica: foi uma ação institucional estratégica que reafirma a importância de ouvir quem está na base do sistema universitário. Em um cenário nacional em que a permanência de estudantes na universidade enfrenta inúmeros desafios — desde questões socioeconômicas até dificuldades estruturais —, a escuta ativa e o planejamento participativo são passos essenciais para garantir uma universidade mais justa, acessível e plural. Para a direção do campus, a visita representa um marco importante na relação com a administração superior da UFPA. “Essa aproximação direta permite que as singularidades do nosso campus sejam compreendidas com mais profundidade, e fortalece o elo institucional que precisamos manter vivo para continuar avançando em políticas de inclusão e permanência”, destacou a coordenação do CamTuc. Com iniciativas como esta, a UFPA reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional, com a valorização de seus campi do interior e, acima de tudo, com seus estudantes — verdadeiros protagonistas da transformação social promovida pela educação pública. Texto e imagens: Divisão de comunicação.
PET-Saúde Amazônia Digital
O Edital nº 02/2025-UFPA-CAMTUC oferece 10 vagas para alunos(as) de graduação em Engenharia de Computação da UFPA/Camtuc interessados em atuar como bolsistas. Os selecionados integrarão grupos tutoriais com atuação interdisciplinar em áreas estratégicas da saúde digital, incluindo cultura digital, desenvolvimento de soluções tecnológicas e uso de dados em saúde. As bolsas terão duração de até 24 meses, com valor equivalente ao da Iniciação Científica. Acompanhe aqui o andamento das etapas de processo do edital: Homologação: Discentes Tutores Resultado Preliminar: Discentes Tutores Resultado Final: Discentes Tutores
UFPA Campus Tucuruí abre inscrições para o PET-Saúde Amazônia Digital com vagas para discentes e docentes
Estão abertas, nos dias 25 e 26 de junho de 2025, as inscrições para dois processos seletivos voltados à composição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: Informação e Saúde Digital (PET-Saúde/I&SD), no âmbito do projeto PET-Saúde Amazônia Digital, promovido em parceria entre a UFPA (Campus Universitário de Tucuruí), UEPA (Campus XIII) e a Secretaria Municipal de Saúde de Tucuruí. Vagas para discentes – Engenharia de Computação O Edital nº 02/2025-UFPA-CAMTUC oferece 10 vagas para alunos(as) de graduação em Engenharia de Computação da UFPA/Camtuc interessados em atuar como bolsistas. Os selecionados integrarão grupos tutoriais com atuação interdisciplinar em áreas estratégicas da saúde digital, incluindo cultura digital, desenvolvimento de soluções tecnológicas e uso de dados em saúde. As bolsas terão duração de até 24 meses, com valor equivalente ao da Iniciação Científica. As inscrições devem ser realizadas em duas etapas: preenchimento do formulário online e envio dos documentos exigidos para o e-mail petsaudedigitalfecomp@gmail.com. É imprescindível cumprir ambos os passos dentro do prazo para garantir a validação da inscrição. Além da ampla concorrência, o edital prevê vagas reservadas para estudantes de grupos historicamente minorizados, como pessoas negras, indígenas, com deficiência, trans e quilombolas. Vagas para docentes – Professor(a) tutor(a) Já o Edital nº 01/2025-UFPA-CAMTUC busca selecionar 03 docentes efetivos(as) da UFPA/Camtuc para atuarem como tutores(as) dos grupos do PET-Saúde/I&SD. Os(as) candidatos(as) devem ter formação ou titulação stricto sensu na área tecnológica (como TI, inovação tecnológica, computação ou saúde digital), além de disponibilidade mínima de 8 horas semanais. A bolsa de tutoria terá duração de 24 meses, com valores baseados na modalidade Apoio Técnico à Pesquisa – categoria NS, conforme Portaria CNPq nº 1.237/2023. A inscrição deve ser feita por e-mail, com envio da documentação exigida em arquivo único PDF para o endereço tucurui@ufpa.br até o dia 26/06.Cronograma completo, requisitos e documentos necessários estão disponíveis nos editais: Edital de Discentes Edital de Tutor(a) Texto: Divisão de comunicação.
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Módulo de manchete lateral
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Ministério inaugura radar meteorológico em Natal (RN)
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No dia 09 de julho, o Campus Universitário de Tucuruí da Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu a visita do Pró-Reitor de Assistência Estudantil (PROAES), em uma agenda repleta de encontros, escutas e articulações voltadas ao fortalecimento da permanência estudantil e à promoção da inclusão no ensino superior. A presença da Pró-Reitoria no interior do estado representa um marco institucional importante, evidenciando o compromisso da Universidade com a escuta ativa e a atuação descentralizada. A visita foi cuidadosamente organizada para proporcionar espaços de diálogo com diferentes segmentos da comunidade acadêmica, desde estudantes, técnicos e docentes, até os moradores da Casa dos Estudantes. Já nas primeiras horas da manhã, às 8h30, o Auditório do CamTuc foi palco do primeiro encontro com a comunidade acadêmica. O momento foi dedicado à escuta das principais demandas locais e à apresentação das ações e perspectivas da PROAES em relação à assistência estudantil. Com ampla participação, o encontro promoveu reflexões fundamentais sobre inclusão, permanência e o papel das políticas públicas voltadas ao estudante. Na sequência, às 10h, a equipe da Pró-Reitoria dirigiu-se à Casa dos Estudantes, onde foi realizada uma visita institucional com escuta qualificada junto aos residentes da moradia estudantil. Este foi um dos momentos mais simbólicos do dia, pois permitiu que os discentes compartilhassem suas experiências em relação à estrutura da casa, à convivência e aos desafios enfrentados no cotidiano. Foram debatidos temas como manutenção predial, apoio institucional, alimentação, segurança e estratégias para a consolidação de políticas de permanência que dialoguem diretamente com as realidades dos estudantes. Durante o período da tarde, a agenda teve continuidade com uma reunião de trabalho com a coordenação do campus, realizada na Sala da Direção. Esse momento técnico foi fundamental para o alinhamento de estratégias e para o planejamento conjunto de ações integradas entre a PROAES e o campus, tendo como foco central a garantia de condições que favoreçam a permanência e o sucesso dos estudantes em sua trajetória acadêmica. Encerrando a visita, o auditório do campus voltou a ser espaço de encontro com a comunidade acadêmica. Dessa vez, o foco esteve nos encaminhamentos resultantes das visitas anteriores e na abertura para esclarecimentos. O retorno das discussões promoveu um fechamento transparente e colaborativo, reforçando o compromisso da administração com a construção coletiva de soluções. A presença da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil no Campus de Tucuruí foi mais do que uma visita técnica: foi uma ação institucional estratégica que reafirma a importância de ouvir quem está na base do sistema universitário. Em um cenário nacional em que a permanência de estudantes na universidade enfrenta inúmeros desafios — desde questões socioeconômicas até dificuldades estruturais —, a escuta ativa e o planejamento participativo são passos essenciais para garantir uma universidade mais justa, acessível e plural. Para a direção do campus, a visita representa um marco importante na relação com a administração superior da UFPA. “Essa aproximação direta permite que as singularidades do nosso campus sejam compreendidas com mais profundidade, e fortalece o elo institucional que precisamos manter vivo para continuar avançando em políticas de inclusão e permanência”, destacou a coordenação do CamTuc. Com iniciativas como esta, a UFPA reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional, com a valorização de seus campi do interior e, acima de tudo, com seus estudantes — verdadeiros protagonistas da transformação social promovida pela educação pública. Texto e imagens: Divisão de comunicação.
PET-Saúde Amazônia Digital
O Edital nº 02/2025-UFPA-CAMTUC oferece 10 vagas para alunos(as) de graduação em Engenharia de Computação da UFPA/Camtuc interessados em atuar como bolsistas. Os selecionados integrarão grupos tutoriais com atuação interdisciplinar em áreas estratégicas da saúde digital, incluindo cultura digital, desenvolvimento de soluções tecnológicas e uso de dados em saúde. As bolsas terão duração de até 24 meses, com valor equivalente ao da Iniciação Científica. Acompanhe aqui o andamento das etapas de processo do edital: Homologação: Discentes Tutores Resultado Preliminar: Discentes Tutores Resultado Final: Discentes Tutores
UFPA Campus Tucuruí abre inscrições para o PET-Saúde Amazônia Digital com vagas para discentes e docentes
Estão abertas, nos dias 25 e 26 de junho de 2025, as inscrições para dois processos seletivos voltados à composição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: Informação e Saúde Digital (PET-Saúde/I&SD), no âmbito do projeto PET-Saúde Amazônia Digital, promovido em parceria entre a UFPA (Campus Universitário de Tucuruí), UEPA (Campus XIII) e a Secretaria Municipal de Saúde de Tucuruí. Vagas para discentes – Engenharia de Computação O Edital nº 02/2025-UFPA-CAMTUC oferece 10 vagas para alunos(as) de graduação em Engenharia de Computação da UFPA/Camtuc interessados em atuar como bolsistas. Os selecionados integrarão grupos tutoriais com atuação interdisciplinar em áreas estratégicas da saúde digital, incluindo cultura digital, desenvolvimento de soluções tecnológicas e uso de dados em saúde. As bolsas terão duração de até 24 meses, com valor equivalente ao da Iniciação Científica. As inscrições devem ser realizadas em duas etapas: preenchimento do formulário online e envio dos documentos exigidos para o e-mail petsaudedigitalfecomp@gmail.com. É imprescindível cumprir ambos os passos dentro do prazo para garantir a validação da inscrição. Além da ampla concorrência, o edital prevê vagas reservadas para estudantes de grupos historicamente minorizados, como pessoas negras, indígenas, com deficiência, trans e quilombolas. Vagas para docentes – Professor(a) tutor(a) Já o Edital nº 01/2025-UFPA-CAMTUC busca selecionar 03 docentes efetivos(as) da UFPA/Camtuc para atuarem como tutores(as) dos grupos do PET-Saúde/I&SD. Os(as) candidatos(as) devem ter formação ou titulação stricto sensu na área tecnológica (como TI, inovação tecnológica, computação ou saúde digital), além de disponibilidade mínima de 8 horas semanais. A bolsa de tutoria terá duração de 24 meses, com valores baseados na modalidade Apoio Técnico à Pesquisa – categoria NS, conforme Portaria CNPq nº 1.237/2023. A inscrição deve ser feita por e-mail, com envio da documentação exigida em arquivo único PDF para o endereço tucurui@ufpa.br até o dia 26/06.Cronograma completo, requisitos e documentos necessários estão disponíveis nos editais: Edital de Discentes Edital de Tutor(a) Texto: Divisão de comunicação.
Módulo de manchete lateral - outro exemplo
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Fortalecendo a Permanência Estudantil: Visita do Pró-Reitor de Assistência Estudantil ao Campus Universitário da UFPA em Tucuruí marca diálogo histórico com a comunidade acadêmica
No dia 09 de julho, o Campus Universitário de Tucuruí da Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu a visita do Pró-Reitor de Assistência Estudantil (PROAES), em uma agenda repleta de encontros, escutas e articulações voltadas ao fortalecimento da permanência estudantil e à promoção da inclusão no ensino superior. A presença da Pró-Reitoria no interior do estado representa um marco institucional importante, evidenciando o compromisso da Universidade com a escuta ativa e a atuação descentralizada. A visita foi cuidadosamente organizada para proporcionar espaços de diálogo com diferentes segmentos da comunidade acadêmica, desde estudantes, técnicos e docentes, até os moradores da Casa dos Estudantes. Já nas primeiras horas da manhã, às 8h30, o Auditório do CamTuc foi palco do primeiro encontro com a comunidade acadêmica. O momento foi dedicado à escuta das principais demandas locais e à apresentação das ações e perspectivas da PROAES em relação à assistência estudantil. Com ampla participação, o encontro promoveu reflexões fundamentais sobre inclusão, permanência e o papel das políticas públicas voltadas ao estudante. Na sequência, às 10h, a equipe da Pró-Reitoria dirigiu-se à Casa dos Estudantes, onde foi realizada uma visita institucional com escuta qualificada junto aos residentes da moradia estudantil. Este foi um dos momentos mais simbólicos do dia, pois permitiu que os discentes compartilhassem suas experiências em relação à estrutura da casa, à convivência e aos desafios enfrentados no cotidiano. Foram debatidos temas como manutenção predial, apoio institucional, alimentação, segurança e estratégias para a consolidação de políticas de permanência que dialoguem diretamente com as realidades dos estudantes. Durante o período da tarde, a agenda teve continuidade com uma reunião de trabalho com a coordenação do campus, realizada na Sala da Direção. Esse momento técnico foi fundamental para o alinhamento de estratégias e para o planejamento conjunto de ações integradas entre a PROAES e o campus, tendo como foco central a garantia de condições que favoreçam a permanência e o sucesso dos estudantes em sua trajetória acadêmica. Encerrando a visita, o auditório do campus voltou a ser espaço de encontro com a comunidade acadêmica. Dessa vez, o foco esteve nos encaminhamentos resultantes das visitas anteriores e na abertura para esclarecimentos. O retorno das discussões promoveu um fechamento transparente e colaborativo, reforçando o compromisso da administração com a construção coletiva de soluções. A presença da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil no Campus de Tucuruí foi mais do que uma visita técnica: foi uma ação institucional estratégica que reafirma a importância de ouvir quem está na base do sistema universitário. Em um cenário nacional em que a permanência de estudantes na universidade enfrenta inúmeros desafios — desde questões socioeconômicas até dificuldades estruturais —, a escuta ativa e o planejamento participativo são passos essenciais para garantir uma universidade mais justa, acessível e plural. Para a direção do campus, a visita representa um marco importante na relação com a administração superior da UFPA. “Essa aproximação direta permite que as singularidades do nosso campus sejam compreendidas com mais profundidade, e fortalece o elo institucional que precisamos manter vivo para continuar avançando em políticas de inclusão e permanência”, destacou a coordenação do CamTuc. Com iniciativas como esta, a UFPA reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional, com a valorização de seus campi do interior e, acima de tudo, com seus estudantes — verdadeiros protagonistas da transformação social promovida pela educação pública. Texto e imagens: Divisão de comunicação.
PET-Saúde Amazônia Digital
O Edital nº 02/2025-UFPA-CAMTUC oferece 10 vagas para alunos(as) de graduação em Engenharia de Computação da UFPA/Camtuc interessados em atuar como bolsistas. Os selecionados integrarão grupos tutoriais com atuação interdisciplinar em áreas estratégicas da saúde digital, incluindo cultura digital, desenvolvimento de soluções tecnológicas e uso de dados em saúde. As bolsas terão duração de até 24 meses, com valor equivalente ao da Iniciação Científica. Acompanhe aqui o andamento das etapas de processo do edital: Homologação: Discentes Tutores Resultado Preliminar: Discentes Tutores Resultado Final: Discentes Tutores
UFPA Campus Tucuruí abre inscrições para o PET-Saúde Amazônia Digital com vagas para discentes e docentes
Estão abertas, nos dias 25 e 26 de junho de 2025, as inscrições para dois processos seletivos voltados à composição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: Informação e Saúde Digital (PET-Saúde/I&SD), no âmbito do projeto PET-Saúde Amazônia Digital, promovido em parceria entre a UFPA (Campus Universitário de Tucuruí), UEPA (Campus XIII) e a Secretaria Municipal de Saúde de Tucuruí. Vagas para discentes – Engenharia de Computação O Edital nº 02/2025-UFPA-CAMTUC oferece 10 vagas para alunos(as) de graduação em Engenharia de Computação da UFPA/Camtuc interessados em atuar como bolsistas. Os selecionados integrarão grupos tutoriais com atuação interdisciplinar em áreas estratégicas da saúde digital, incluindo cultura digital, desenvolvimento de soluções tecnológicas e uso de dados em saúde. As bolsas terão duração de até 24 meses, com valor equivalente ao da Iniciação Científica. As inscrições devem ser realizadas em duas etapas: preenchimento do formulário online e envio dos documentos exigidos para o e-mail petsaudedigitalfecomp@gmail.com. É imprescindível cumprir ambos os passos dentro do prazo para garantir a validação da inscrição. Além da ampla concorrência, o edital prevê vagas reservadas para estudantes de grupos historicamente minorizados, como pessoas negras, indígenas, com deficiência, trans e quilombolas. Vagas para docentes – Professor(a) tutor(a) Já o Edital nº 01/2025-UFPA-CAMTUC busca selecionar 03 docentes efetivos(as) da UFPA/Camtuc para atuarem como tutores(as) dos grupos do PET-Saúde/I&SD. Os(as) candidatos(as) devem ter formação ou titulação stricto sensu na área tecnológica (como TI, inovação tecnológica, computação ou saúde digital), além de disponibilidade mínima de 8 horas semanais. A bolsa de tutoria terá duração de 24 meses, com valores baseados na modalidade Apoio Técnico à Pesquisa – categoria NS, conforme Portaria CNPq nº 1.237/2023. A inscrição deve ser feita por e-mail, com envio da documentação exigida em arquivo único PDF para o endereço tucurui@ufpa.br até o dia 26/06.Cronograma completo, requisitos e documentos necessários estão disponíveis nos editais: Edital de Discentes Edital de Tutor(a) Texto: Divisão de comunicação.