A Prefeitura Multicampi da Universidade Federal do Pará (UFPA) está realizando uma pesquisa entre os membros da comunidade acadêmica sobre a Maturidade em Sustentabilidade da UFPA. O levantamento consiste em um questionário para consultar a opinião da comunidade interna da Universidade sobre sua percepção quanto ao cumprimento de uma das missões da UFPA: produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável. A pesquisa pode ser respondida por meio de formulário digital, que pode ser acessado aqui, até o dia 12 de novembro.
Esta é a primeira vez que esse modelo de pesquisa é aplicado na Universidade, tendo como exemplo base aplicada no momento de elaboração de elaboração dos Planos de Desenvolvimento das Unidades (PDUs), que incluiu o autodiagnóstico das unidades, tendo como um dos eixos a Sustentabilidade, seguindo a metodologia definida pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan).
O objetivo é consultar discentes, docentes e técnicas(os) da UFPA sobre suas percepções em relação à efetividade e/ou existência de iniciativas voltadas para a sustentabilidade dentro da UFPA, e alinhadas à missão da Instituição, de atuar na formação de cidadãos conscientes para a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável.
Este compromisso segue o disposto do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016-2025), que destaca o objetivo estratégico de “promover a responsabilidade socioambiental”, incentivando a adoção de critérios socioambientais na cultura organizacional da UFPA, o que tem sido desenvolvido por meio de programas, projetos e ações praticadas nas unidades acadêmicas e administrativas da Universidade.
Sobre a pesquisa – A pesquisa conta com cinco eixos temáticos e é dividida em seis seções no total, a primeira seção são os dados pessoais; a segunda seção apresenta a temática do uso racional da água; a terceira seção é sobre eficiência energética; a quarta seção aborda a gestão de resíduos sólidos; a quinta seção traz material de consumo e, por fim, a sexta seção avalia as ações de divulgação, sensibilização e capacitação.
As seções devem ser preenchidas marcando os números disponíveis, em que 0 indica desconhecimento, 1 indica muito insatisfeito, 2 indica insatisfeito, 3 indica nem insatisfeito nem satisfeito, 4 indica satisfeito e 5 indica muito satisfeito.
O Plano de Desenvolvimento Institucional – O PDI 2016-2025 é o plano estratégico institucional, consolidado pela Proplan, tendo como principal função fornecer um direcionamento comum a ser seguido pela Instituição, identificando responsabilidades, garantindo alinhamento e oferecendo meios para mediação do sucesso da estratégia, de modo focado, tendo em vista o alcance dos objetivos institucionais e o aprimoramento dos resultados.