Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > UFPA define o Calendário Acadêmico para o ano de 2025
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

UFPA define o Calendário Acadêmico para o ano de 2025

  • Publicado: Terça, 07 de Janeiro de 2025, 13h42
  • Última atualização em Terça, 07 de Janeiro de 2025, 13h42

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou, na última reunião do ano de 2024, o Calendário Acadêmico para o ano letivo de 2025. Como ocorre todos os anos, os dias letivos serão divididos em quatro períodos (PL1, PL2, PL3 e PL4) para atender adequadamente às necessidades dos cursos extensivos e intensivos oferecidos pelas diferentes unidades da Universidade.

Os cursos extensivos, que são a maioria dos cursos ofertados na UFPA, terão o total de 200 dias letivos, divididos em 100 dias letivos em cada período: PL2 e PL4. O 2º período letivo (PL2) terá início em 29 de abril (terça-feira) e seguirá até 16 de setembro (terça-feira). Já o 4º período (PL4) vai iniciar no dia 13 de outubro de 2025 (segunda-feira) e será encerrado no dia 27 de fevereiro de 2026 (sexta-feira).  Em decorrência da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (Cop-30) em Belém, de 10 a 21 de novembro de 2025,  as aulas estarão suspensas neste período. 

Após a provação, com as adequações necessárias, respeitando as demandas da Cop-30 e as particularidades dos campi e institutos da Universidade, a pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg), Lucilena Gonzaga, agradeceu a contribuição de todos para a definição do calendário que foi aprovado.

“Em nome da Pró-reitoria de Ensino de Graduação, agradeço aos colegas pela contribuição e mobilização de esforços para que a aprovação transcorresse. A versão do calendário 2025 buscou atender as especificidades de nossa universidade da melhor forma possível. Essa colaboração nos traz o verdadeiro sentimento de unidade entre todos os setores da UFPA”, afirmou Lucilena Gonzaga.

Intensivo – As atividades dos cursos intensivos estão distribuídas entre o 1º período letivo e o 3º período letivo, cada um com 50 dias. O 1º período (PL1) compreende o período de 6 de janeiro a 7 de março de 2025 e o 3º período (PL3) inicia, oficialmente, em 8 de setembro e segue até 5 de novembro de 2025.

Devido os cursos extensivos terem suas particularidades para a oferta de suas turmas, que compreendem cargas horárias diferenciadas, haverá a possibilidade de oferta de disciplinas fora do período delimitado no calendário, desde que sejam respeitadas as particularidades e possibilidades de cada unidade.

Feriados e ações acadêmicas – Além das datas dos períodos letivos, o novo calendário também apresenta todos os feriados nacionais, estaduais e municipais previstos, bem como o período reservado às ações acadêmicas planejadas para cada período letivo (oferta e homologação de turmas, período de matrícula, realização de ajustes, trancamento do período letivo, lançamento de conceitos, colação de grau, entre outros). 

O Carnaval é o único feriado nacional previsto no calendário do primeiro período letivo dos cursos intensivos. Já o PL2, voltado para os cursos extensivos, terá quatro feriados nacionais – Sexta-feira Santa, Tiradentes, Dia do Trabalhador e Corpus Christi -, e um feriado estadual – Adesão do Pará à Independência -, no dia 15 de agosto. Enquanto o PL4, também dos cursos extensivos, terá três feriados: Dia do Servidor Público, Natal e Confraternização Universal.

O novo calendário, que futuramente será disponibilizado no site da Proeg, pode ser conferido na resolução publicada pela Secretária-Geral dos Conselhos Superiores Deliberativos da UFPA (Sege).

 
 

TEXTO: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

ARTES: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página