Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Segurança no Elemento Humano desenvolve ações para a construção de ambiente digital mais seguro e confiável na Universidade
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto Segurança no Elemento Humano desenvolve ações para a construção de ambiente digital mais seguro e confiável na Universidade

  • Publicado: Terça, 14 de Janeiro de 2025, 13h21
  • Última atualização em Terça, 14 de Janeiro de 2025, 13h21

Você já imaginou ter seus dados acadêmicos expostos na Internet ou perder acesso a seus trabalhos e e-mail por causa de um vírus? Ataques cibernéticos são cada vez mais comuns e as universidades não estão imunes a esse problema. É por isso que o projeto Segurança no Elemento Humano (SEH) foi criado, para ajudar a proteger a Universidade e seus dados. Ele foi elaborado pelo Colégio de Gestores de TI e Comunicação (CGTIC) das Instituições Federais de Ensino Federal Superior (IFES) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) com o objetivo de proporcionar a construção de ambiente digital mais seguro e confiável.

As pessoas são um dos elos da base que sustenta todo o ambiente de segurança da informação de uma instituição e por este motivo elas são alvos de ataques cibernéticos tanto quanto os sistemas. Atualmente, a maioria dos ataques cibernéticos exploram as falhas humanas ao fornecerem credenciais de acesso ou clicarem em links suspeitos que podem abrir portas para criminosos. 

Como vai funcionar – Tendo como público principal as(os) servidoras(es) e discentes das universidades, o  SEH irá divulgar materiais gratuitos para ensinar como identificar e evitar as principais ameaças à segurança da informação. Por meio de e-mails, posts nas redes sociais e outros canais, o usuário terá acesso às dicas práticas e atualizadas sobre como proteger seus dados e os da Universidade.

Entre os principais temas abordados pelo projeto, estarão: a autenticação, que envolve a criação de senhas fortes para a proteção das contas; as redes sociais e o seu uso de forma segura para evitar golpes; e phishing e outros golpes, que podem ser  evitados identificando  e-mails e sites fraudulentos.

O projeto é anual e prevê a abordagem de um tema por mês, com a possibilidade de temáticas adicionais e sazonais, considerando datas festivas ou de grandes possibilidades de ataques cibernéticos. O objetivo é conscientizar um maior número de pessoas sobre as questões relacionadas à segurança da informação e proporcionar um ambiente digital mais seguro para todos.

 
 

TEXTO: Divulgação CTIC UFPA, com edição da Ascom/UFPA

ARTES: CGTIC/Andifes

registrado em:
Fim do conteúdo da página