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Edital de habilitação informa os procedimentos para a efetivação do vínculo institucional de classificadas(os) no PS 2025

  • Publicado: Segunda, 27 de Janeiro de 2025, 13h10
  • Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2025, 13h10
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Passada a celebração, é hora das 7.187 pessoas aprovadas no PS UFPA 2025 confirmarem o acesso à Universidade Federal do Pará. A etapa de habilitação ao vínculo institucional, na qual as(os) candidatas(os) convocadas(os) devem, obrigatoriamente, preencher o Sistema de Cadastro Online de Calouros (COC) e realizar o envio dos documentos exigidos para o Grupo de Vagas ao qual foram classificadas(os), já iniciou. O edital com as informações completas está disponível na página do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (Ciac). No site do CIAC também estão disponíveis materiais de apoio, como o tutorial para o preenchimento correto do COC e tutorial de cota renda.

Para iniciar o processo de habilitação, a(o) candidata(o) deve acessar o Sistema de Cadastro Online de Calouros (COC), que estará aberto até às 18h do dia 30 de janeiro de 2025, e preenchê-lo corretamente, incluindo a documentação referente à vaga para a qual se classificou. No caso de ocupantes de sobras de vaga, a documentação a ser apresentada deve estar de acordo com grupo de vagas da inscrição. O COC poderá ser acessado com o número de inscrição e o número de CPF da(o) candidata(o) inscrita(o) no PS 2025.

Além dessa etapa de preenchimento do COC, o processo de habilitação ainda pode vir a ter outras fases, de acordo com o perfil da(o) classificada(o), sendo elas: um procedimento de validação da autodeclaração de pessoa negra (preta ou parda), de pessoa quilombola ou de pessoa indígena, de acordo com o disposto nos itens 5, 6 ou 7 do edital; e a verificação, por Comissão Multiprofissional de Verificação PcD (CMV PcD), para candidatos(as) ocupantes de vagas de cotas PcD, conforme item 8 do edital.

“A habilitação esse ano vai ser feita, quase que em sua totalidade, de forma remota para as análises documentais. A novidade é que, conforme nós formos analisando, a(o) candidata(o) já vai poder ver a sua homologação diretamente no site do relatório do COC, e corrigir o documento enviado errado, ou não enviado.  Presencialmente, serão realizadas somente as bancas de heteroidentificação e PcD, quando os documentos e vídeos enviados pelas(os) candidatas(os) não forem suficientes para validar a condição delas(es) de cotista. O objetivo é que, com essa mudança, possamos agilizar todo o processo”, explica Julieta Jatahy, diretora do Ciac.

Vale lembrar que, ao realizar a  habilitação, a(o) candidata(o) deve estar ciente que não poderá ocupar duas vagas simultâneas em instituições públicas de ensino superior. Dessa forma, caso a pessoa possua algum vínculo ativo com a UFPA, este vínculo será automaticamente cancelado tão logo o novo vínculo institucional seja deferido. Somente após o deferimento da habilitação é que as(os) candidatas(os) estarão aptas(os) à matrícula nas suas faculdades. 

Quem não realizar a habilitação até o dia 30 de janeiro pode vir a perder a vaga para a qual foi classificada(o). Por sua vez, quem desejar desistir da vaga para a qual foi classificada(o) deve enviar a solicitação de desistência para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando no assunto “DESISTENCIA_CURSO_NOME DA(O) CANDIDATA(O)”. 

Documentos obrigatórios – De acordo com o disposto já no Edital do PS 2025, todas(os) as(os) candidatas(os), independente da vaga de classificação, devem obrigatoriamente apresentar a seguinte documentação completa (frente e verso) e em formato PDF: CPF, Cédula de Identidade (RG), Certidão de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos), Comprovante de quitação militar (para pessoas do sexo masculino maiores de 18 anos); Histórico Escolar do Ensino Médio; Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Diploma de Conclusão do Ensino Técnico Integrado ao Médio; Comprovante de energia elétrica; uma foto 3×4 recente e de frente, com rosto e ombros completamente enquadrados, do  Cadastro Acadêmico do Calouro preenchido, impresso e assinado. A apresentação do Cadastro impresso e assinado será obrigatório apenas quando o candidato for fazer a apresentação dos originais, para conferência.

Uma vez que a conferência da documentação se dará por meio do COC, é imprescindível que todas(os) tenham atenção ao formato e qualidade do arquivo que deve ser enviado. Assim, os documentos originais devem ser digitalizados de forma legível, em escala de cores, em um único arquivo por documento (frente e verso), nos formatos de arquivo JPG para fotografia e PDF para os demais documentos, tendo o tamanho máximo de 10Mb por arquivo enviado.

Além dos documentos obrigatórios a todas(os) classificadas(os), em caso de ocupação de vaga destinada a um dos seguintes grupos: PCDA (Cota Adicional PcD), E (Cota Escola), EPCD (Cota Escola PcD), EQ (Cota Escola Quilombolas), EPPI (Cota Escola PPI ), ER (Cota Escola Renda), ERPCD (Cota Escola Renda PcD), ERQ (Cota Escola Renda Quilombolas) e ERPPI (Cota Escola Renda PPI), haverá a necessidade de apresentação de documentação específica, que pode ser conferida no Edital do PS 2025 e na página disponibilizada pelo CIAC.

Matrícula – Uma vez que a habilitação seja deferida e o número da matrícula seja disponibilizado no Relatório de Candidatos Homologados, Cadastrados e Matriculados no Sigaa, o qual pode ser acessado no COC,  é obrigatório que a(o) estudante se cadastre no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), conforme tutorial disponibilizado aqui.

Para conferir todas as informações e obrigatoriedades para a efetivação do vínculo institucional com a UFPA, acesse e leia com atenção o Edital de Habilitação ao Vínculo Institucional PS 2025.

Serviço:

Habilitação ao vínculo institucional

Período: até às 18h do dia 30/1/2025

Documentos obrigatórios por grupo de vagas

Formulário Socioeconômico

Declarações

Tutorial Sistema Cadastro Online de Calouros (COC)

Tutorial Sigaa

Tutorial Cota Renda

TEXTO: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

ARTES: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

 

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