Página inicial > Notícias > Banner Rotativo > Projeto UniEscola

Projeto UniEscola

Publicado: Sexta, 19 de Junho de 2015, 18h00 | Última atualização em Segunda, 22 de Junho de 2015, 17h36 | Acessos: 1849

A missão do CAMTUC é produzir, socializar e transformar o conhecimento nos municípios atingidos pelo lago da UHE Tucuruí para formação de cidadãos capazes de promover o desenvolvimento regional sustentável.

Assim, parte deste compromisso é alcançado através de atividades de extensão universitária, que trata-se de um conjunto de ações dirigidas à sociedade.

Diante deste cenário, uma das atividades de extensão realizadas atualmente é o projeto “UniEscola”, o qual é uma iniciativa do CAMTUC/UFPA em parceria com a E.E.E.M Raimundo Ribeiro de Sousa. Coordenado pelos professores Luís Machado e Bruno Wallace, o projeto tem como objetivo cultivar o interesse das escolas públicas do município pelas participações em olimpíadas científicas (em especial as Olimpíadas de Física das Escolas Públicas); preparar os alunos para o vestibular e ENEM, além de auxiliar os mesmos nas dificuldades referentes as disciplinas de Física e Matemática.

Atualmente, o projeto é composto por uma equipe de 1 bolsista e 13 voluntários, alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Civil. As atividades ocorrem todas as semanas na própria escola, sempre nas quartas-feiras pela tarde e aos sábados pela manhã, atendendo ao público alvo - alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio.

Nas atividades das quartas-feiras são ministrados seminários de conteúdos elementares de Física e Matemática. O objetivo é sanar dificuldades básicas dos alunos, como frações, divisibilidade radiciação, inequações, conceitos de força, energia, ondas etc.

As ações de sábado ocorrem na forma de aulas, porém não se limitam apenas ao aspecto teórico, mas também na exposição de experimentos e simulações que despertem o interesse pelo conhecimento de Física e Matemática, apresentação de filmes e documentários, gincanas etc.

As atividades iniciaram no dia 13 de Junho através de apresentação do projeto onde, além de expor os objetivos e as metas, os discentes da UFPA compartilharam suas experiências e dicas importantes sobre o vestibular.

A comunicação com os membros do projeto pode ser feita através do contato projetouniescola@gmail, onde pode-se fazer sugestões e obter mais informações.

registrado em: ,