Página inicial > Notícias > Banner Rotativo > Edital do Processo Seletivo 2016 da UFPA já está disponível

Edital do Processo Seletivo 2016 da UFPA já está disponível

Publicado: Quarta, 14 de Outubro de 2015, 19h05 | Última atualização em Quarta, 14 de Outubro de 2015, 19h15 | Acessos: 1667

A Universidade Federal do Pará (UFPA) publicou nesta terça-feira, 13 de outubro, o edital do Processo Seletivo 2016 (PS 2016). Para acessar, clique aqui.

As inscrições iniciam-se nesta quarta, dia 14 de outubro, no site do Centro de Processos Seletivos (Ceps) da UFPA, pelo qual os vestibulandos também poderão acompanhar todas as informações sobre a seleção. O sistemaon-line para a inscrição ficará disponível até 16 de novembro e a taxa para quem não tiver direito à isenção é de R$ 30,00, podendo ser paga até o dia 17 de novembro.

Isenção da taxa de inscrição - Poderá solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição o candidato que cursou integralmente o ensino médio em escola pública ou em escola privada, com bolsa de estudo integral. O candidato isento do pagamento da taxa de inscrição poderá, a qualquer momento, ser convocado a comprovar essa condição por meio da apresentação de documentos.

Somente poderá participar do PS 2016 e terá sua inscrição homologada o candidato que estiver inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, etapa única para ingresso no ensino superior da UFPA, com exceção dos candidatos concorrentes às vagas dos cursos de Artes Visuais, Teatro, Música e Dança, que também precisam prestar um Exame de Habilidades, embora o Enem também seja indispensável para eles. Conforme o edital, o Exame de Habilidades já está agendado para o dia 13 de dezembro de 2015.

Para o PS 2016, as Unidades Acadêmicas da UFPA disponibilizaram um total de 6.788 vagas, sendo 4.645 para ingresso no primeiro semestre (1º e 2º períodos letivos); e 2.143 para o segundo semestre (3º e 4º períodos letivos), distribuídas em 169 cursos. Do total de vagas, 5.553 são destinadas para o PS/UFPA – 2016 e 1.235 para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Novidades - Entre as novidades do Processo Seletivo deste ano, estão a criação de novos cursos e as mudanças no Sistema de Cotas da Instituição. A proposta de criação de cinco cursos novos envolve as Licenciaturas em Física, Química, Geografia e História, para o Campus de Ananindeua, e o curso de Engenharia de Bioprocessos, proposto pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB), além de outros 11 cursos flexibilizados para várias cidades do interior paraense.

Para o Sistema de Cotas, a UFPA reserva 50%, no mínimo, das vagas de cada curso e turno destinadas a candidatos que comprovarem ter cursado todo o ensino médio em escola pública, divididas igualmente entre candidatos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e com renda superior a 1,5 salário mínimo per capita. Em cada um desses dois grupos, 78% das vagas estão destinadas a autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Regras continuam as mesmas – Os critérios de eliminação do concurso continuam os mesmos: quem obtiver nota, na Redação, inferior a 500 e nota, nas áreas de conhecimento do Enem, inferior a 400 será eliminado da concorrência. Haverá, ainda, a criação de uma vaga, por acréscimo, nos cursos de graduação, destinada exclusivamente à pessoa com deficiência. Continua inalterada, ainda, a atribuição do bônus de 10% (dez por cento) aos alunos que tenham cursado todo o ensino médio nos Estados do Pará, do Amapá, do Amazonas, de Roraima, de Rondônia, do Acre e de Tocantins.

Já a previsão é que o Listão do OS 2016 seja divulgado no final de janeiro que vem, conforme agenda de liberação de notas do Enem às universidades.

Inscrições ao PS 2016 da UFPA

Período: de 14 de outubro a 16 de novembro

Edital disponível aqui.

Informações e inscrições aqui.

Em caso de dúvidas, o candidato pode acessar as perguntas frequentes sobre o PS 2016 aqui.

Consepe aprova edital do PS2016

UFPA altera Sistema de Cotas para Vestibular 2016