Página inicial > Últimas Notícias > UFPA no Quilombo: Campus Tucuruí na Comunidade de São Bernardo

UFPA no Quilombo: Campus Tucuruí na Comunidade de São Bernardo

• Publicado: Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 12h17
  • Última atualização em Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 15h04

Ocorreu no último sábado dia 11 de dezembro o 1º  Encontro de Mulheres Quilombolas do Baixo Tocantins em São Bernardo e 1ª Feira Econômica Solidária promovido pelo Grupo de Mulheres Quilombolas de São Bernardo - GMQSB e parcerias. O Campus Universitário marcou presença nesta comunidade que fica localizada a 120 km de Tucuruí pela Transcametá. Uma equipe do campus formada por servidores e discentes foi até o local para prestigiar o evento que também contou com a presença de professores e pesquisadores representantes de outras comunidades quilombolas da região do Baixo Tocantins, como Cametá, Baião e Mocajuba.

O ambiente estava todo enfeitado e cheio de alegria para receber os visitantes. O objetivo do evento foi de realizar ações para o fortalecimento do empoderamento feminino e valorização da cultura quilombola. O evento contou com palestras e eram entoados cânticos quilombolas que são verdadeiros símbolos de luta e de conquistas. Além disso, na feira puderam ser comercializados diversos produtos, como comidas típicas, roupas e artesanato, que contribuíram para o fortalecimento da economia local.

Os servidores do campus Novax Reis e Daniela Andrade falaram sobre os cursos e explicaram sobre os processos seletivos especiais para os quilombolas e das assistências estudantis existentes. O programa Mulheres e Meninas nas Engenharias da UFPA campus Tucuruí representado pelas discentes Emilda e Elizete também marcou presença. As discentes falaram sobre o funcionamento do programa no campus e do apoio que é prestado com suas ações, elas falaram também das lutas, sobretudo femininas para ingressar e permanecer na graduação. Na ocasião, a discente do curso de Física do campus, Juscilene Souza que também é quilombola de outra comunidade, disse que está muito feliz pela oportunidade, mas que são grandes os desafios encontrados, sobretudo do preconceito que muitas vezes tem que enfrentar, tanto pela escolha do curso, quanto pelas questões de gênero.

"É fundamental para estas comunidades debater sobre estes temas e discutir medidas que possam ser benéficas, como o aumento de vagas e a criação de lideranças que possam ser cada vez mais representativas na Universidade" - destacaram os servidores.

O discente quilombola de São Bernardo, Reynaldo Silva do curso de Engenharia Civil de 2020 relatou as dificuldades para o aprendizado na pandemia, pois mesmo com o período remoto e com auxílios estudantis de equipamentos como tablets, notebooks e celulares, o acesso à internet ainda é uma das grandes dificuldades enfrentadas na região. A discente Beatriz Vieira que também é quilombola da vila e atualmente faz o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental no campus, foi quem conseguiu fazer a mediação para trazer ao quilombo a equipe da UFPA. A aluna também falou da importância de se incentivar cada vez mais a entrada e permanência na Universidade, e que para isso também é primordial que as autoridades também viabilizem o acesso e melhorias nas estradas.

Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação do Campus Tucuruí.