Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > CAPACITAÇÃO EM FABRICAÇÃO DE SABÃO
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CAPACITAÇÃO EM FABRICAÇÃO DE SABÃO

  • Publicado: Quinta, 16 de Março de 2023, 20h17
  • Última atualização em Sexta, 17 de Março de 2023, 14h39

O treinamento de fabricação de sabão utilizando óleo usado (fritura) é uma iniciativa cada vez mais comum em diversas partes do mundo, principalmente em comunidades onde a preocupação com a preservação ambiental e a sustentabilidade são cada vez maiores. A fabricação de sabão a partir do reaproveitamento de óleo usado é uma alternativa eficiente e econômica para a produção de um produto de limpeza biodegradável, reduzindo assim o impacto ambiental e os custos de produção.

   

Neste treinamento, os participantes aprenderam técnicas para produzir sabão a partir de óleo usado de forma segura e eficiente, promovendo assim o uso consciente dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.

   

O foco do treinamento de fabricação do sabão é capacitar os participantes a produzirem seu próprio sabão biodegradável a partir de óleo usado, de forma segura, eficiente e sustentável. Com isso, buscou-se promover a consciência ambiental e incentivar a prática do reaproveitamento de recursos, reduzindo assim o impacto ambiental e os custos de produção. Além disso, pretende-se fomentar a geração de renda através da produção e venda de sabão, possibilitando assim a criação de oportunidades econômicas para as comunidades envolvidas.

Participaram do treinamento mulheres da Associação de Moradores da Vila Permanente – ASMMOVIPE além do um integrante da câmara municipal, vereador Rodrigo Nunes, que buscou junto com a Associação essa parceria com a UFPA. Foram 3 dias de curso, no primeiro dia foi realizado o treinamento teórico e em outros dois dias o treinamento foi realizado no laboratório de Química, onde os integrantes do treinamento aprenderam a produzir o sabão em barra e o sabão líquido.

Texto: Karyme Vilhena, docente responsável pela capacitação

Fotos: Assessoria de Comunicação do Campus/Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página