Página inicial > Últimas Notícias > Espaço Acolher

Espaço Acolher

Inaugurada em 20 de março de 2023 pelo Coordenador do Campus Wassim Raja El Banna e Vice-Coordenadora e Coordenadora Acadêmica Viviane Almeida dos Santos, a brinquedoteca Espaço Acolher é mais um sonho realizado e fruto de muito esforço e dedicação. Um momento de muita emoção tomou conta do público: A professora Viviane Santos e as discentes Emilda Oliveira e Elisete Moraes (egressa) relataram os momentos em que existia um sonho do Programa Mulheres e Meninas nas Engenharias para proporcionar um espaço acolhedor para as crianças da Comunidade Acadêmica. Não mediram esforços para agradecer o apoio e as doações de todos(as) os(as) envolvidos(as), desde o apoio da reitoria, discentes, servidores(as), colaboradores(as) e de pessoas externas ao campus, como o apoio do vereador Rodrigo Nunes, que esteve presente na inauguração.

Equipe da brinquedoteca:

Profa. Dra. Viviane Santos (Docente e Coordenadora PMME)
João Batista (Pedagogo - DAEST)
Daniela Lopes (Assistente Social - DAEST)
Derivaldo Silva (Monitor - Prefeitura)

Bolsistas:
Simony Pompeu (FAESA)
Tamara Silva (FEC)

Estagiárias de Pedagogia da Gamaliel:
- Rosiana Oliveira
- Elizete Nunes
- Paulina Rocha
- Amanda Cruz

Voluntária:
- Keila Santos

INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES:

O início das atividades na Brinquedoteca “Espaço Acolher” (Sala 13) ocorrerá no dia 28 de Agosto de 2023 (segunda-feira), em dois turnos: manhã e tarde. Se você tem vínculo com a UFPA e tem interesse em levar sua criança, na faixa etária de 06 (seis) meses a 10 (dez) anos, para desfrutar deste espaço, enquanto assiste às aulas ou trabalha no campus, preencha o formulário de inscrição online abaixo:

Neste semestre, as inscrições podem ocorrer em fluxo contínuo.
Cada inscrição no formulário online passa por uma avaliação da documentação e informações fornecidas, como, certidão de nascimento da criança, documentos de identificação dos responsáveis, documento de vínculo com a UFPA e comprovantes de renda familiar dos pais/responsáveis da criança.
As  crianças cadastradas pelo formulário online passarão por uma análise e serão classificadas de acordo com os seguintes critérios:

(1) Tipo de vínculo com a UFPA (alunas-mães terão prioridade em relação aos outros tipos, como alunos-pais, servidores(as) e colaboradores(as));

(2) Documentação necessária completa;

(3) Faixa etária da criança;

(4) Situação socioeconômica dos pais/responsáveis;

(5) Ordem de inscrição.

É importante ressaltar também que a brinquedoteca não desempenha o papel da educação infantil e não deve ser confundida como escola. Toda criança possui, por lei, o direito de estar matriculada em uma escola a partir dos 4 anos de idade, conforme Artigo 208, I, da Constituição Federal.

Realize conosco este sonho e sinta-se convidada/o a construir mudanças relevantes para que tenhamos um espaço mais inclusivo, agradável e socialmente justo no nosso querido campus.

Veja mais:

Fotos antes da inauguração:

Visita do Vice-Reitor Gilmar Pereira da Silva ao espaço em 24 de setembro de 2021:

Texto: Divisão de Comunicação do Campus e Coordenação da Brinquedoteca

Fotos: Divisão de Comunicação do Campus e Coordenação da Brinquedoteca.