Página inicial > Últimas Notícias > Professor Gilmar Pereira da Silva é nomeado novo reitor da UFPA

Professor Gilmar Pereira da Silva é nomeado novo reitor da UFPA

• Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2024, 20h26
  • Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2024, 20h26

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o novo reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA). O decreto que nomeia o professor Gilmar Pereira da Silva foi assinado na última sexta-feira, 20 de setembro, e publicado na edição desta segunda-feira, 23 de setembro, do Diário Oficial da União (DOU ). Ele sucede ao atual reitor, Emmanuel Zagury Tourinho.

O documento estabelece mandato de quatro anos para o novo reitor, a partir do dia 15 de outubro, quando é comemorado o Dia do Professor. Gilmar deve dar posse, no cargo de vice-reitora, à professora Loiane Prado Verbicaro, atual pró-reitora de Ensino da Graduação.

Fotografia do reitor eleito da UFPA, Gilmar Silva, ao lado da vice-reitora eleita, Loiane Verbicaro. Gilmar é um homem negro, careca, veste blusa branca e sorri para câmera. Loiane é um mulher branca, de cabelo castanho liso na altura do pescoço, veste vestido roxo, usa batom rosa e sorri para a foto.

Juntos, eles compuseram a chapa 02 UFPA: Autonomia, Excelência e Inclusão, que obteve a maioria dos votos válidos em consulta prévia realizada junto à comunidade universitária, em abril deste ano, com 62,6% dos votos válidos (9.340 ao todo), contabilizando 64,9% dos votos dos docentes (1.478 votos), 60,8% dos servidores técnico-administrativos (1.036) e 62,4% dos discentes (6.826).

No Pará, há mais de 40 anos, Gilmar Pereira da Silva é pedagogo, com mestrado e doutorado em Educação. É professor titular da Universidade Federal do Pará, tendo a carreira no magistério marcada pela defesa da interiorização do ensino superior, com suas principais áreas de interesse científico ligadas a temáticas como trabalho, educação e desenvolvimento regional; política de educação superior e da educação profissional; educação e movimentos sociais, bem como universidade pública e desenvolvimento da Amazônia.

Gilmar Pereira da Silva ocupa, atualmente, o cargo de vice-reitor da UFPA, tendo sido empossado em outubro de 2016 e reconduzido ao cargo em outubro de 2020.

Posse – A sessão solene de transmissão do cargo de reitor está marcada para o dia 11 de outubro, no Centro de Eventos Benedito Nunes (Setor Básico), do campus da UFPA de Belém. Na ocasião, Gilmar Pereira da Silva receberá os paramentos das vestes talares do atual reitor, Emmanuel Zagury Tourinho, e nomeará, além da vice-reitora, os demais integrantes da nova equipe de gestão para o quadriênio 2024-2028.

Veja a Portaria de Nomeação aqui.

TEXTO e ARTE: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA