A partir da próxima segunda-feira, 4 de novembro, candidatas(os) indígenas e quilombolas terão uma nova oportunidade de acesso à Universidade Federal do Pará. O Centro de Processos Seletivos (Ceps/UFPA) vai abrir o prazo para adesão a uma nova reoferta de vagas remanescentes do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas 2024 (PSE- I/Q 2024). No total, foram disponibilizadas 125 vagas em turmas ofertadas pelos Campi de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí.
A reoferta no PSE Indígenas e Quilombolas tem o objetivo de ampliar as possibilidades de ingresso para além das chamadas adicionais (Repescagens). A ideia, com essa nova possibilidade, é otimizar a ocupação da totalidade das vagas oferecidas para que mais pessoas tenham acesso ao ensino superior.
A adesão à Reoferta de Vagas estará disponível na página de inscrição inicial do PSE- I/Q 2024 , mediante login e senha do candidato. Os candidatos interessados têm um prazo de 72 horas, das 14h do dia 4 de novembro às 14h do dia 7 de novembro de 2024, para aderir a essa nova oferta de cursos.
Nesta reoferta, as vagas são de caráter mútuo, ou seja, podem ser preenchidas por estudantes indígenas e quilombolas que tenham sido aprovadas(os), mas não classificadas nos cursos inicialmente escolhidos.
PSE IQ – O PSE Indígenas e Quilombolas é destinado à seleção diferenciada de candidatas(os) provenientes desses povos e comunidades tradicionais que não realizaram ou iniciaram curso de graduação e que se encontrem em condições de vulnerabilidade econômica, social e educacional. A iniciativa integra as políticas de ações afirmativas desenvolvidas pela UFPA. O quadro com a lista completa de vagas ofertadas está disponível no site do CEPS/UFPA.