A Universidade Federal do Pará (UFPA) foi reconhecida como a melhor universidade da Região Norte, em função do maior percentual de publicações científicas em acesso aberto (Highly Cited Papers) no período de 2019 a 2023, com o mínimo de 4.000 publicações. A premiação foi concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), e pela Editora Clarivate, empresa especializada em análise e inteligência com foco em inovação, durante o VII Seminário do Portal de Periódicos da Capes, na última quinta-feira, dia 21 de novembro, em Brasília.
Conferida com base no quantitativo de publicações da UFPA nos acervos virtuais do Portal de Periódicos da Capes, a premiação reconhece o compromisso da UFPA com a publicação em acesso aberto, demonstrando qualidade e visibilidade no panorama da produção científica mundial, inserindo cada vez mais a ciência do Brasil nesse cenário competitivo.
Para o reitor Gilmar Pereira, “o prêmio é fruto de uma política de incentivo à pós-graduação que a UFPA tem implementado nos últimos anos, o que a tornou uma das principais Instituições de Ensino Superior em termos de números de cursos de pós-graduação no país. Diante disto, a UFPA assume o compromisso em manter a ciência aberta para todos, assim como prezar pela qualidade da produção para o desenvolvimento da região e de nosso país”.
Além do reitor da UFPA, o diretor de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp/UFPA), professor Marcelo Nazareno Vallinoto de Souza, também esteve presente à premiação. As outras universidades premiadas pela atuação em suas respectivas regiões foram: a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Sobre a Capes – A Capes é uma fundação do Ministério da Educação e tem como missão a expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil e, desde 2007, também atua na formação de professores da educação básica.
Estão entre as linhas de ação do órgão do Ministério da Educação a avaliação da pós-graduação stricto sensu; o acesso e a divulgação da produção científica; os investimentos na formação de pessoal de alto nível, no país e no exterior; a promoção da cooperação científica internacional; a indução e o fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância. O sistema de avaliação serve de instrumento para a comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados nacionais. Os resultados da avaliação servem de base para a formulação de políticas para a área de pós-graduação, bem como para o dimensionamento das ações de fomento (bolsas de estudo, auxílios, apoios).
Veja a cerimônia de premiação do VII Seminário do Portal de Periódicos da Capes.