O Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (Nitae²) está com inscrições abertas para os Cursos de extensão em “Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas” e em “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”. Os cursos serão ofertados de forma totalmente gratuita no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Ministério da Educação (MEC), e as inscrições devem ser feitas até o dia 6 de dezembro, por meio de formulários on-line.
Com carga horária de 120 horas, ambas as formações serão ofertadas na modalidade de Educação a Distância (EaD) e as atividades assíncronas serão orientadas por meio da plataforma Moodle, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com a possibilidade de encontros síncronos e tutorias on-line. Mesmo sendo cursos a distância, estudantes residentes do Pará terão apoio em polos presenciais da UAB, gerenciados pelo Nitae2.
Os cursos são destinados, preferencialmente, a professoras(es) e gestoras(es) da Educação Básica e visam auxiliar no cumprimento de políticas afirmativas nacionais de combate à discriminação racial e na preparação de docentes para a promoção de uma educação inclusiva. “A capacitação dará a oportunidade ao professor para identificar comportamentos racistas e excludentes na comunidade escolar e dará as ferramentas para encaminhar medidas que solucionem esses comportamentos”, destaca o professor José Miguel Veloso, diretor-geral do Nitae².
Ainda de acordo com José Miguel Veloso, “todo professor, eventualmente, poderá receber alunos PcD e, com esse curso, o professor terá formação necessária para que o aluno seja devidamente incluído na escola e que tenha sucesso na sua formação escolar. Por isso recomendo a todos os professores que se inscrevam”.
Inscrições – Para o curso de Formação em Relações Étnico-Raciais e Quilombolas, são ofertadas 3.750 vagas, divididas em três grupos: professoras(es) e/ou gestoras(es) da Educação Básica da rede pública, da rede privada e demais profissionais do ensino básico. Já no curso de Educação Especial, foram disponibilizadas 5.000 vagas, também divididas entre três grupos: professoras(es) da Educação Básica da rede pública e professores da Educação Básica da rede privada que atuam em sala de aula e/ou em Atendimento Educacional Especializado; e profissionais da área da educação básica que não estejam atuando em sala de aula.
As inscrições devem ser realizadas por meio do preenchimento dos formulários designados para cada curso – Relações Étnico-Raciais e Educação Especial –, e do envio da documentação comprobatória exigida. Os resultados das(os) candidatas(os) selecionadas(os) serão divulgados no site do Nitae2.
Em caso de empate no resultado final, os requisitos de desempate serão com base na idade da(o) concorrente que for igual ou superior a 60 anos e em sorteio. Se for necessário uso de recursos, as(os) candidatas(os) devem atentar aos prazos e às recomendações existentes nos editais de seleção de discentes, disponíveis em: Relações Étnico-Raciais e Educação Especial. Mais informações sobre os cursos de extensão podem ser solicitadas via e-mail pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..